domingo, 29 de junho de 2008

O Euro visto da Polónia - 7

O Futebol acabou como nós o conhecemos! A Espanha ganhou alguma coisa!

Esta não é a opinião desabrida de um adepto de futebol, de alguém que analisou este Europeu com imparcialidade e frieza. Este é um desabafo dum tuga fodido com a prestação miserável da sua equipa, vencida às mãos da Alemanha mais acessível das últimas décadas, e roído por ter visto o eterno flop vizinho apodado de "fúria" levar o caneco para casa.

É-me difícil conceber que este enorme erro histórico chamado Espanha tenha levado o caneco para Madrid. Um país que tem metade da população a considererar-se tudo menos espanhola teve o mérito de formar uma equipa de óptimos futebolistas de qualidades inquestionáveis e gerar força suficiente para ganhar a competição. Um país cujo hino nem sequer tem letra foi representado por uma selecção amputada do seu líder natural e melhor jogador (Raul) e limpou a taça. Um país com índices de separatismo regional apenas comparáveis aos Balcãs reviu-se numa equipa cujo treinador foi contestado desde o primeiro segundo e que só obteve consenso quando a imprensa e o povo tocou a criticá-lo. Um país que não ganhou uma única guerra contra nações de menor expressão vitoriou os seus heróis numa conquista inesperada mas merecida.

Perante estes factos e perante uma platéia de polacos torcendo ardentemente pela Espanha (ou contra a Alemanha, resta-me tirar a bandeira portuguesa da varanda, evitar a tentação de comparar os motivos do sucesso espanhol com o fracasso português e fugir de todas as alusões ao Euro08 nas próximas semanas. Talvez me dedique ao hóquei no gelo porque o futebol, para mim, já não é mais o mesmo.




ps - Recuso-me a cair na fácil tentação de comparar Ricardo a Casillas, isso seria percorrer o caminho mais fácil, mas que não houve nenhuma bola parada que fizesse tremer os espanhóis... isso não se pode negar!

Sem comentários: