terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia de... bola!

Camões, poeta zarolho,
Grande vate português.
Via mais com um só olho
Do que tu com esses três.


Hoje é Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Procurei explicar o sentido deste dia aos meus alunos mas eles não perceberam porque temos tantos "Dias de" como feriados nacionais, perguntando-me se o 25 de Abril, o 5 de Outubro e o 1 de Dezembro não eram suficientes para exaltar a pátria. Tentei justificá-los com datas que realmente foram importantes para o país mas não os convenci totalmente, eles dizem que têm efemérides mais relevantes e próximas no tempo e que não há dias suficientes no calendário para celebrá-los. Não entrei em polémicas e até escusei-me a comentar a gaffe do nosso Presidente quando este referiu-se (certamente por infeliz acaso) ao ignóbil "Dia da Raça" fascista, isso daria pano para um semestre inteiro de mangas.


Quando ia encerrar o tema perguntaram-me o que iria fazer para comemorar o Dia de Portugal. Contei-lhes que, apesar de alguns dos meus amigos portugueses terem sido convidados para as celebrações oficiais na Embaixada em Varsóvia, não recebi qualquer convocatória e que não tencionava aparecer à socapa só para mamar pastéis de bacalhau e bazar de fininho. Também porque tinha outro desígnio português para cumprir: Torcer fervorosamente contra a Grécia e contra o seu irritante anti-futebol.


Está a resultar. Ganda cacau do Ibrahimović, nossa!!


Sem comentários: