sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Euro visto da Polónia - 4

Um país de luto. A Polónia não acredita no que lhe aconteceu ao 93º minuto do jogo disputado ontem em Viena e eu também não, para falar com honestidade.

Referir a justeza ou não do resultado é falar do menos relevante duma partida de futebol. Desde quando que ganha quem merece? Por acaso Portugal mereceu ganhar em Estugarda quando o Carlão enfiou um barranaço na gaveta do Schumacher? A Polónia podia estar a chupar 3 batatas tranquilamente logo aos 20 minutos se não fosse o Boruc salvar a Pátria. Um comentador televisivo célebre no mundo inteiro, Zbigniew Boniek, dizia "o resultado até agora é Áustria 0 - Boruc 0", portanto a questão da justeza do resultado não é posta aqui em consideração.

Assinalar um penalti daqueles é mandar o futebol à merda. Se todos os lances iguais fossem sancionados haveria um concerto de apito em cada jogo com alguns 20 penaltis em cada desafio. Último minuto do prolongamento, vislumbrar uma falta em que todos se agarram é de um excesso de zelo estúpido e desnecessário. Queriam dar um rebuçadinho à equipa da casa, provavelmente também Portugal vai ser pressionado por jogar contra a Suíça no Domingo.

A Polónia pouco joga, é verdade. A defesa nem no distritalão algarvio calçaria, o meio-campo é inerte e pouco criativo (o Roger mexe bem na chicha mas anda a passo), o ataque vive dos raids de Smolarek como bem sentimos na nossa pele na qualificação. Mas a fraca qualidade das equipas não pode ser razão para que se as prejudiquem como o sr. Howard Webb fez. Por via das dúvidas, a Scotland Yard já pôs protecção policial na casa do juíz britânico porque os polacos não são flores que se cheirem e têm razão para andar marafados.

Não. Não sou polaco para andar a defendê-los mas trabalho e ganho o meu dinheiro neste país, o país deles, daí que fico lixado quando os vejo tristes porque fizeram-lhes mal. Tomara nós termos o guarda-redes deles.
PS - Terminou agora o Holanda-França, já tenho um candidato à vitória na Final.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tens razão a Polónia não tem equipa. Tem um outro jogador que valem o resto da equipa caso do Boruc e do Smolarek. O brasileiro só tem lugar mesmo nesta equipa porque no resto da Europa... nem sei. Falando de bola a sério... Quem espeta 3 à Itália e 4 à França faz-nos pensar. Se jogarmos bem e ultrapssar quem vier pela frente, isto é, se formos à final temos que esquecer a batalha de Nuremberga porque esta Holanda não é realmente uma selecção de brincadeiras. Jogadores estão numa excelente forma física. Jogam e fazem jogar... Se o guarda redes da França encaixou 4 imagina o Ricardo que é um pouco por que ele. Mas se formos à final com eles... nesse dia eles vão-se lixar connosco.

PM Misha disse...

zé: os holandeses andam de mota! é medonha a velocidade dos gajos,
prefiro mil vezes a alemanha q:)