segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Kem kasa ker kasa

A Polónia é considerado um destino previlegiado para investidores na área do imobiliário e essa é uma das razões pela qual estou por cá. É realmente atractivo termos a nossa propriedade valorizada em quase 100% ao fim de três anos, mas comprar casa não é assim tão fácil quanto parece. Senão vejamos o que temos passado para o fazer:

Vamos ver a casa num prédio ainda em construção. No escritório apresentam-nos as plantas dos apartamentos e do próprio prédio e nós apontamos um dos espaços que interessam-nos. Aqui surge a primeira surpresa pois não somos nós quem decide o apartamento que iremos comprar mas sim o construtor quem determina quais os espaços que serão comercializados em primeiro lugar. Traduzido por miúdos, não compras o que queres mas o que podes dentro daquilo que eles deixam. Isto porque há uma procura de casa que suplanta imenso a oferta existente, por isso os construtores jogam com este factor e impõem as suas regras.

A seguir discutimos as funcionalidades e acabamentos da casa para recebermos a segunda surpresa. Nós, a concretizarmos a compra da casa, receberemos o apartamento nu. Quando eu digo nu é nu mesmo, sem rigorosamente nada lá dentro. Nem soalho, nem paredes pintadas, nem acabamentos, nada. Diz-se que desta forma o comprador terá hipótese de personalizar a casa ao seu gosto e com os materiais que quiser, mas esta operação encarece e de que maneira a factura final.

Recorrer ao crédito é inevitável. Apesar dos valores das casas/apartamentos serem mais em conta do que em Portugal continua a ser praticamente impossível comprar-se casa recorrendo exclusivamente a economias pessoais, daí que os bancos entram em campo como parceiros obrigatórios no processo... com as suas surpresas. Enquanto que em Portugal o comprador sinaliza a compra com 10 ou 20% do valor do imóvel por cá é precisamente o contrário. Batemos 90% da importância no início do processo e quando recebermos as chavinhas de casa pagamos os trocos que faltam. A não ser que tenha pelo menos metade da quantia para avançar como entrada para beneficiar dum desconto interessante.

Uma das poucas diferenças positivas a favor do processo polaco consiste num seguro pago mensalmente que permite que, em caso de doença impeditiva ou despedimento e durante um período máximo de um ano, as prestações sejam pagas pela Companhia de Seguros. Assim ficamos com menos uma dor de cabeça em caso de azar na vida.

Portanto, quem quiser comprar um mieszkanie / dom (apartamento / casa) nesta terra é favor fazer-se acompanhar duma saca de złotych para jogar na mesa senão vai ficar à espera durante algum tempo. Ou então faz como nós e volta-se para o mercado do arrendamento, ao menos as casas já vêm mobiladas. A ver vamos, como dizia o cego.

2 comentários:

Montenegro disse...

Epah, boa sorte nesta aventura e que encontres o que procuras.

Agora sim é caso para dizer "bunéco de neeeeeeeeeeve". ;)

Abraço.

PM Misha disse...

ainda não é o tempo, mas quando for... fai camano!
fica, naicinho q:)