quinta-feira, 18 de outubro de 2007

E daí?



Hoje em dia neste país só se fala de política. As eleições legislativas disputam-se sábado e a campanha eleitoral está ao rubro com os vários candidatos a desdobrarem-se em comícios e debates televisivos para ganharem os votos dos desiludidos e dos indecisos. As últimas sondagens apontam para uma derrota tangencial do conservador primeiro-ministro cessante, Jaroslaw Kaczynski, irmão gémeo do Presidente, em favor do candidato de centro-direita Donald Tusk. Daí ele estar aqui representado atirando lama ao adversário directo. A taxa de abstenção promete ser baixa pois entre os polacos ainda há uma consciência política (chamar-lhe-ia ilusão) que fá-los acreditar nessa classe, talvez por ainda crerem que os políticos efectivamente ralam-se com as carências do povo. Como diria um amigo meu, deêm-lhes mais 10 anos e eles deixam de preocupar-se com isso tal como nós.

Cá por casa, esse tema é abordado com suavidade. Seguem-se atentamente os debates, os comentários e os telejornais, discutem-se as intervenções dos candidatos depois do jantar e com copos de whisky (sacrilégio!) para lubrificar as palavras mas sempre num registo leve. Caso curioso, nesta família o patriarca e alguns filhos divergem de outros e procuram civicamente convencerem-se uns aos outros que o seu candidato tem melhor idéias. Perguntaram-me se eventualmente teria opinião formada sobre este processo ao que respondi que tinha sido educado para nunca discutir Política, Religião e Futebol à mesa. Aí o bom Sr. Krupa, que até já desempenhou funções políticas no Poder Local, ergueu o seu uísque e em bom polaco da Silésia vociferou: "Tu é que tens razão, a Política é uma puta muito velha!". Caíu toda a gente a rir e eu nem precisei de tradutor para compreender aquelas palavras e sua mensagem.

Anda toda a gente maluca com as eleições, toda a gente bota faladura, toda a gente opina, toda a gente arrota a sua posta de pescada... mas eu pergunto: E daí?

Então nós acabámos de descobrir um avançado-centro como nunca tivémos na História (talvez o Peyroteo) e veêm-me falar de política? Moss, tenham mas é juízo!

PS - "E rá, e o Makukula não é português, e já com o Obikwelu foi a mesma cena, e qualquer dia não temos portugueses na selecção, e o Pepe e o Deco, e xis, e tal e coiso." Realmente, temos cá uma moral para de falar de pureza da raça. Logo nós que inventámos o mulato!

Sem comentários: