domingo, 28 de outubro de 2007

Cracóvia revisitada

Ontem finalmente regressei a Cracóvia. Queria tanto fazê-lo desde que cheguei à Polónia que até pintava a cidade com as tonalidades mais sombrias do Outono no meu imaginário.


Cracóvia é a capital cultural da Polónia e faz alarde disso com as suas reputadas universidades e museus, o castelo Wawel onde repousam os restos mortais dos antigos monarcas, as igrejas e monumentos erigidos outrora e impecavelmente mantidos até hoje. Dá gosto passear nas ruas junto da Praça do Mercado de interessantes que elas são, sempre com inúmeros artistas de rua entretendo-nos com os seus números de homem-estátua, breakdancers ou tocadores de digeridoo. É obrigatório demorarmo-nos na observação atenta dos pormenores arquitectónicos dos edifícios, prédios antigos mas restaurados com bom gosto, sendo culpados pela cor festiva que a praça apresenta indiferente à estação do ano. As pessoas, principalmente as mulheres, desfilam na rua demonstrando critério na escolha das roupas e deliciando os olhos gulosos dos "muninos", incapazes de disfarçar o deleite que tão formosas linhas femininas lhes causam. Também os numerosos restaurantes lançam na rua perfumes inebriantes de iguarias tão elaboradas quanto impronunciáveis, paredes meias com cafés chiques e páteos de buffets vegetarianos.

Respira-se cultura em cada recanto, nas muitas livrarias e população estudantil que é visível por toda a parte. É uma cidade de sangue novo e tradições seculares, como por exemplo: Encontrar-se seja com quem for será sempre em frente à porta da Empik (a FNAC polaca). Precisamente a porta iluminada no canto inferior direito da foto.

Não foi a cultura que levou-me a Cracóvia da primeira vez, foi mais um colher de impressões para avaliar a possibilidade de emigrar para cá - como veio a suceder - e a oportunidade de conhecer uma das mais afamadas vidas nocturnas da Europa. Se o primeiro factor resultou em sucesso, o segundo não ficou-lhe atrás. A noite de Cracóvia é efectivamente de outra dimensão, qual Carnaval de Leste fora de estação. Recomendo vivamente a quem precisa de espairecer: Hectolitros de cerveja Tyskie em qualquer esplanada da Praça, Jantar bem regado no Sioux, um par de vodkas no Prozak, o pé de dança no Frantic. Basta isto, depois entreguem-me o relatório ;)

Regressei a Cracóvia e foi lindo porque linda é a cidade, lindas são as pessoas e lindas são as lembranças. Se de esperança é o meu futuro decerto que é nas memórias que o meu presente se assenta e as que tenho de Cracóvia ninguém mas tira. Poproszę, dwa piwa!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mó déb, finalmente alguma cultura em Cracóvia. 20 valores...eheheh.
Ainda se arranjam favas facilmente por aí, não?
Aquele abraço
Hugo