domingo, 21 de junho de 2009

Postais da Polónia - 10

Bielany - Domingo de manhã

Bielany numa manhã de domingo. O bazarek (mercadinho) local.

9 comentários:

Anónimo disse...

http://www.polskieradio.pl/thenews/national/?id=110585

The western city of Poznan has topped a list of the most citizen-friendly cities in Poland.
The capital, Warsaw comes in at a lowly 13th in the list in spite of being the only Polish city with an underground rail system and huge investments in the region

Gonçalo Franco disse...

Eu gostava de saber o que é que as palavras do senhor antes de mim têm que ver como teu vídeo... já fizeste um update a falar do facto das pessoas na Polónia terem muito pouco poder de encaixe, detestarem criticas e odiarem ser corrigidas? :)

Anónimo disse...

Boa Noite.Antes de tudo muitos parabéns pelo Teu blogue!!Adoro ler as Tuas aventuras no meu pais natal;)). Sou uma polaca que vive em Faro já uns 10 aninhos..Foi um dos Teus amigos que mostrou-me o Teu Diário :))).Para ser sincera acho-te uma pessoa com uma enorme capacidade de adaptação, pk acredito que não foi facil viver num pais tão diferente do Portugal( e acredita, que para mim no início tb não foi facil viver no Teu hehehe).Gosto muito da Tua manera de escrever- nunca ofendes- pelo contrario, fazes rir até um polaco.Não és como o Gonçalo Franco...De certeza que já conheces bem a história sangrenta do meu pais, palermices da biurocrácia e falta de encaixe, como diz o tal menino..Acredite Gonçalo- o Portugal é lindo, mas tb tem os seus podres, por vezes muito dificeis de aturar...Não é verdede??;)). Mais uma vez parabéns pelo blogue e continua ok? Acredita que fazes um otímo trabalho!!!Desculpem os erros na escrita, mas na minha Universidade, aquela de dia-a-dia ensinam devagar...Abraço.. Agnieszka.

Gonçalo Franco disse...

Credo Agnieszka, veja lá como se ofende. O melhor seria ignorar-me :)
Repare, a mim não afecta nada o que diz, porque eu adoro o seu país e vivo muito bem nele.
E repare como está enganada, sou muito auto-critico e o primeiro a apontar o dedo às porcarias do meu país a que chama podres.
Não se ofenda, aceite as criticas que eu aceito as que me faz. Sou um critico incontinente... e não vou mudar. Quem me conhece sabe que tenho tanto de besta como pessoa com qualidades. Não escrevo para seduzir, escrevo o que me vai na alma... se for uma critica, será... se for um elogio, será.
O que fica claro é que se ofendeu... e não era para tanto.
Se eu me ofendesse quando oiço barbaridades pronunciadas por polacos como Portugal é tão atrasado que as pessoas quando o visitam têm de levar medicamentos com elas... ou que a comida é a maior porcaria...
Acredite, o seu passado sangrento, como lhe chama, também vos dá uma certa arrogância. Cada um com a sua... nós também temos um passado sangrento, mas foi mais de matar que ser morto, coisas tristes do colonialismo. Aprenda que os portugueses são críticos e auto-críticos ( repare que quando é mau, dizemos sempre... "à antiga portuguesa" - significa que achamos que o que fazemos é mau ) como eu aprendi que vocês são hospitaleiros e generosos. Não leve tão a peito... a Polónia continua a ser uma grande nação, das mais admiráveis da Europa e não é uma critica saloia como a minha que muda seja o que for. Aprenda a ignorar, é o mais inteligente que faz.

Anónimo disse...

http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.a
spx?content_id=1159386
&opiniao=Manuel%20Serr%E3o

Ricardo disse...

E o que fazias no mercadinho tão cedo? Vinhas da "noute" com certeza... lol

PM Misha disse...

aga,
obrigado pelas palavras. como o gonçalo, eu procuro escrever o que me vai a alma sem melindrar ninguém. claro que há dias em que me apetece mandar a polónia e os polacos todos bordamerda mas percebo que as culturas são tão diferentes que o atrito é inevitável. aí reflito e concluo que não estaria melhor em portugal do que cá (aqui concordo plenamente com a tua análise sobre os podres do nosso país)... e lá aguento mais um dia.
a crítica do gonçalo, honestamente não a vejo como destrutiva. concordo com alguns pontos (o poder de encaixe), discordo de outros (o meu trabalho é precisamente corrigir erros e eles aceitam-no sem espigas) mas também percebo os perigos da generelização. nem todos os polacos são como o gonçalo referiu, nem todo o portugal é como tu descreveste. ambas as culturas e países têm coisas lindas e outras muito feias e sinceramente não tiro dum lado para pôr no outro. entre o clima e as miúdas, conquilhas e karkówka, caldo verde e żurek eu sinto-me indeciso. olha lá, cafezinho para o mês que vem? quero saber quem te recomendou o meu blogue e tenho a impressão que conhecestes a minha ex enquanto ela morou em faro

anónimo,
já tinha lido o artigo, prova que os meus amigos costa e manel estão a trabalhar bem a canita.

gonçalo,
"à antiga portuguesa" define exatamente o que de mau há em portugal. isso e o facto do salazar ter sido eleito o português mais importante.

ricardo,
isso querias tu saber, manhoso! q:P

Anónimo disse...

Boa Noite.. Ená Rapazes..a intenção do meu post não era ripostar o post do Gonçalo( desculpa migo)-entrou sem querer.Desculpem, se piquei ok? Na verdade ia apenas a saúdar o Teu fabuloso trabalho no Teu blogue Misha. Leio as Tuas aventuras já há mais de um ano e ontem deu-me na marmita mandar um abraço:)) Café aceite com muito gosto:). Depois logo vou-me chibar quem vendeu o Teu blogue hihihihi.Na verdade nunca cheguei conhecer a Tua ex, alias conheço muito pouca gente da Polónia cá no Algarve( tudo foge do calor??).Ora..Só para tirar aquele ar azedinho eu admito, que adoro viver no vosso pais.É verdade, que as vezes é dificil, mas tb tenho a certeza que para vcs é ainda mais dificil- realmente a Polónia ainda vai uns 20 anos atrás de tudo hehe..Desde estradas até ao atendimento ao público- ainda tá longe do resto da Europa. E já agora Gonçalo quem diz que a cozinha portuguesa é uma merda, não deve ter o paladar no sitio certo. É a vossa comida que eu realmente adoro- falo por mim, claro. Bem, mais uma vez desculpem se puxei a conversa p´ra o lado errado- como já disse-a intençao não era essa. Jinhos para todos- Aga..

Ricardo disse...

A Aga não quer participar no fórum portugueses na Polónia? Zapraszamy serdecznie! Tenho a certeza que teremos umas interessantes tertúlias!

http://www.portuguesesnapolonia.pl/index.php

Desculpa a publicidade Nuno.