quinta-feira, 18 de junho de 2009

Táxi!

Os habitantes de Varsóvia estão satisfeitos com a notícia de que a segunda linha do metropolitano já foi adjudicada, salvo erro a um grupo italiano. De facto, a expansão da linha de transporte subterrâneo faz muita falta à cidade nomeadamente para que o acesso à margem direita do Wisła não seja um sacrifício ou para que os bairros de Ursus e Włochy não fiquem tão longe quanto o que parecem hoje. É verdade que é um pouco chato ir a Praga mas também é verdade que nenhum ponto da cidade fica a mais de cinco minutos duma paragem de autocarro / elétrico e é igualmente verdade que há uma data de táxis em todas as esquinas prontos a transportar as pessoas para os seus destinos.

taxiEu desloco-me habitualmente de metro e regulo a minha ida controlando os horários dos comboios, sei que o último comboio da noite para casa é às 0:10 (3:00 aos fins de semana) e que o primeiro parte às 5:15, assim tento orientar as minhas coisas para ter sempre transporte de e para casa. Ontem foi uma noite especial pois o meu brother polaco John fez anos e celebrámos no WTF, noite de enchiladas, burritos e sacos de asas de cerveja para regar o seu aniversário. Eu ia olhando para o relógio para ver se a festa duraria até ao último metropolitano e percebi que não era de metro que eu iria para casa. A Ewa também tinha o último comboio para Piastów às 23:55 e não via jeitos de apanhá-lo a horas pois o povo estava divertido, cantava e bebia e seria uma pena abandonar tão alegre festa.

Tive esperança que alguém tivésse carro e que nos pudésse dar boleia mas toda a gente deixou as rodas em casa para poderem beber á vontade, ia tudo de táxi para casa. Sucede que os carros de praça existentes naquela zona foram todos absorvidos pelos clientes do restaurante e eu fiquei apeado. Já a Ewa queria andar dois quarteirões para procurar outros táxis quando me lembrei dos Grosik, um serviço de táxis meio manhoso mas muito eficiente.

Os Grosik são carros particulares que fazem serviços de táxi sem o serem. Não são automóveis modernos (depende, uma vez apanhei um BMW kitado, escape aberto, rebaixado, com neons azuis no interior que conduzia a 100000km/h e a bombar trance em altos berros), não sãopreço confortáveis mas custam 30 a 40% menos que os táxis oficiais. Têm preços tabelados e eu sei exatamente quanto levam por uma corrida do centro a Natolin. Liguei para a operadora que me reconheceu através do número do telemóvel (pan Nuno?), pedi o carro na morada tal, propuseram-me 7 minutos de espera e à hora marcada (pontualidade é uma característica surpreendente dos transportes públicos em Varsóvia) lá estava uma Passat à espera para me levar a casa.

Existe também outro serviço a que chamam NightDrivers, uma empresa a quem podemos recorrer quando estamos demasiado cansados para conduzir a casa. Chegam dois condutores num carro, um dos condutores pega no nosso carro e conduz-nos a casa, depois segue no segundo carro para outro serviço. Não é nada mal pensado, livra-nos de eventuais problemas com a polícia e não nos obriga a deixar o bote em cascos de rolha. Portanto aqui fica o meu conselho, o Grosik. Bom, barato e estamos em casa em menos de nada - e com um pouco de sorte vamos montados num KITT polaco.

Sem comentários: