quinta-feira, 4 de junho de 2009

Na Polónia sê Polaco - 7

bandejaQuem faz as suas compras na Polónia já passou por esta situação. Quando estamos na caixa e vamos pagar a depesa depositamos o dinheiro ou o cartão na mão da operadora de caixa e deixamos o braço estendido à espera do troco ou dos talões do pagamento automático. Não raras vezes ficamos de pata esticada enquanto a senhora, normalmente de idade, joga a demasia para um pires situado junto ao leitor de códigos de barras e agradece-nos meio contrariada.

É uma das tais diferenças culturais que se encontram neste país, enquanto em Portugal é de bom tom pousar o dinheiro na mão das pessoas, aqui quanto menos toque físico houver melhor. Não se toca em nada nem em ninguém, o contacto visual é pouco ou nenhum e só as mais simpáticas olham para nós para perguntar se temos a karta rodzinka, o cartão que dá descontos em determinados produtos.

Já me habituei a entornar as notas e esperar que o sobejo aterre no mesmo pratinho mas passei muitas vergonhas de mão aberta à espera do cacau enquanto a velhota da caixa batia com as moedas no tabuleiro e olhava para mim à espera que eu batesse a asa. É interessante verificar como um gesto que demonstra delicadeza e cortesia no meu país é tomado como um comportamento bizarro nesta terra. Tá bem, pronto.

1 comentário:

João Tavares disse...

É bem verdade! outra coisa que noto é que mesmo quem vai à loja para comprar um pacote de leite pega sempre no cestinho como se fosse comprar mais que uma coisa, e em vez de pousar esse mesmo pacote no balcão, não... pousa a cesto e a "simpatica" empregada retira do cesto o tal pacote de leite e depois e a tal situação do pires ou lá o que é aquele recepiente de trocos :P