quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Retalhos da vida de um Algarvio - 14

Um punhado de coisas que eu continuo sem entender, mesmo depois de estar cá a viver há mais de mil dias:

1. Eles implicam com as nossas horas de refeições, principalmente o jantar. Quase que nos pedem para não comermos tão tarde, que faz mal à saúde e que podemos ter enfartes. No entanto jogam-se para debaixo do duche vinte minutos depois de terem lambido uma arroba de golonka;

2. Há uma faixa esquerda em todas as ruas e em todas as estradas, às vezes até há mais que uma faixa da esquerda. Parece que os instrutores de condução polacos estagiaram todos no Reino Unido e que ensinam os seus compatriotas a escolherem a faixa da esquerda se quiserem circular a menor velocidade. Ao fazer sinais de luzes a um automobilista que pastava no lado esquerdo da estrada recebi sinal para usar a faixa da direita se quisesse pois estava livre;

3. As pessoas correm para os elétricos quando o sinal está verde para os peões. Se o sinal está verde para os peões é porque está vermelho para o elétrico, logo corram ou não corram o elétrico tem de esperar por eles, está parado e não vai a lado nenhum. Dispêndio estúpido de energia;

4 . O conceito de “Outono Dourado”, que não é mais que um eufemismo para a pior estação do ano. No outono começa a fazer frio, não temos mais dias de sol, não fazemos churrascos, constipamo-nos, chove, o mercúrcio roça os 0º, é pior do que no inverno porque no inverno já nos habituamos ao briol. As folhas que caem no chão são aborrecidas, sujam a rua e não têm piada nenhuma, não me lixem com essa imagem bucólica porque o que não falta aí são depressões nesta altura do ano.

5. Porque é que não se lavam? Lavem-se, meu! Sinceramente, lavem-se. A sério, vocês não têm consciência do sacrifício que é estar confinado numa carruagem de transporte público a levar com o vosso sovacum. Qual é afinal o vosso problema? Ainda nem chegamos ao inverno e já estão atascados em roupas, estão 7º e já andam de gorro e luvas… É por estar frio que não se lavam? É porque a água é cara ou porque custa a entrar na banheira? Então e no verão, qual é a desculpa para terem uma autêntica ETAR debaixo dos braços, a escorrerem suor viscoso que mais parece suco de peixe apodrecido, nem Olhão nos tempos áureos era tão fedorento? Tomem banho, pá! Não vos incomoda a marmelada que se forma debaixo dos braços, um gajo tem de arejar a sala antes de poder começar a trabalhar? Eu sei que vou lidar com pessoas, por isso não dispenso o desodorizante depois do duche matinal antes de sair de casa, porque é que vocês não fazem o mesmo?

Há aí alguém com respostas para isto?

6 comentários:

Geraldo Geraldes disse...

1- que vão bardamerd* mais às horas das refeições. cada gajo come à hora que quer.
2- a malta não vai pela direita porque aquilo está cheio de buracos, lombas, etc
4- Ai de quem diga mal do Outono dourado polaco. É giro e tal, mas daí a ser algo muito especial....
5- Olha, eu por mim, todas as polacas que conheci me pareceram bem cheirosinhas e lavadinhas. Já os tipos, são uns javardões: polacos, portugueses, espanhois... há malta que não se manca mesmo.

Ryan disse...

Pois eles sao uns grandes barrascos ou o caracas. No trabalho de vez em quando ha por la com cada um a cheirar a sulfato de sovaco que um gajo se poe a milhas.
O Outono olha... ja nem refilo de frio e nada... e levar com ele e andar bem protegido sobretudo bem acompanhado.

PM Misha disse...

1 - essa é que é essa! mesmo agora acabei de jantar.
2 - não cola. em varsóvia as ruas são melhores do que em qualquer estrada ou cidade polaca e a música é a mesma, é mesmo burrice.
4 - a estação em que o calor sai e o frio entra, é preciso dizer mais alguma coisa?
5 - o mal não é exclusivo dos polacos, já senti tugas que deitam pivetes piores que uma boca de esgoto, mas aqui é terrível. uma vez abri uma clareira em torno duma mulher porque fui o único que se mostrou incomodado com o cheirete que ela largava dos sovacos, depois da minha reação é que alguns polacos se afastaram dela.

Rita disse...

é verdade que há coisas que não se entendem! Como por exemplo, porque é que a garrafa de àgua congela se for deixada no interior do carro durante a noite?! :)
Kisses

Anónimo disse...

vim dai apos 4 anos sem respostas para essas perguntas... entao a questao do cheiro a sebo acido, sera sempre uma incognita. Entrar num taxi em pleno inverno e qualquer coisa de surreal, quase pensamos que mais vale ir a pe... boa sorte por AI ;)

RITA LOURENCO disse...

EU ESCREVI O QUE ESTA ACIMA ;)