sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os que vão, os que ficam e os que chegam

Stare Miasto Importa informar os menos avisados de que a vida dum português na Polónia não é propriamente um constante mar de rosas por estar rodeado de mulheres belas e simpáticas, por vezes a vida neste país transforma-se num teste de resistência às capacidades de cada um adaptar-se a um ambiente muito distinto daquele em que nasceu e cresceu. Não são raros os portugueses que abandonam este país por não se conseguirem moldar às muitas coisas incómodas que há na Polónia: A rijeza do clima, a mentalidade inflexível dos polacos, a comida (para alguns), uma série de situações que podem levar o português a sentir as dentadas do bichinho saudade com mais força, fazer as malas e regressar a Portugal. Infelizmente isso vai acontecendo por cá. A Rita cansou-se disto ao fim de uma mão-cheia de anos, a Sónia está a tratar da mudança para Cracóvia e o grupo fantástico que se criou há 3 anos leva assim um rombo razoável.

Para outros, felizmente, a coisa não é assim tão dramática e vão-se dando passos calmos mas seguros no sentido da adaptação total ao meio ambiente polaco. Eu decidi partilhar telhado com a minha comadre, oEstádio visto da Cidade Velha Mário vai dar o nó em Janeiro, o John – meu irmão varsoviano – atinou com uma linda polaca e parece felicíssimo (com aquele avião todo o português ficaria felicíssimo!), o Gonçalo chegou há semanas e parece ser um puto fixe e a coisa assim vai rolando, amparamo-nos uns aos outros nos momentos de maior aflição e somos uns para os outros como tem de ser. Há quem diga que no outono todos os portugueses se acalmam e arranjam namorada, dizem que é para se manterem aquecidos durante o rigoroso inverno continental e que a loucura regressa com o degelo (e a minissaia) primaveril.

Não escondo que o tempo tem influência indisfarçável sobre o humor e comportamento dos portugueses que aqui residem, não é fácil passar metade do ano abaixo de 0ºC (já se prevêem –3 para as 7:00 de amanhã) e compreendo, não deixando de lamentar, a decisão daqueles mais chegados que me abandonam. Desejo-lhes saúde e sorte, talvez o dobro que eu desejo a mim próprio porque mal ou bem estou satisfeito com as coisas que tenho e que estou a construir. A Stare Miasto ainda me encanta sempre que lá vou e já se nota o novo Estádio Nacional a ganhar forma por trás do rio, símbolo duma Varsóvia pujante que se está a construir a cada dia que passa.

É a tal coisa, Marinho. Varsóvia não é para meninos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Em Março! :) (Pepito)

Geraldo Geraldes disse...

Oh Misha, é como dizes: Varsovia não é para meninos. Porque quem vai são portuguesas, não portugueses! Da minha experiência, também conheço mais portuguesas que não atinaram com o clima, com a visão com palas dos polacos, etc etc. Portugueses que não tenham gostado, só me lembro de 1 (em dezenas).

Ana disse...

Passei pela Polónia um curto período e pude concluir o seguinte: as polacas ganham-nos "aos pontos" :P Conheço VÁRIOS casais "português - polaca". Por outro lado, não conheco NENHUM casal "portuguesa - polaco". OS tugas ganham "aos pontos" aos polacos pela sua meiguice, simpatia, calma, e charme. Não há mulher que resista a um "macho meiguinho como o português", isso é verdade! Principalmente se ela for polaca!!

Lembro-me de conversar com um amigo polaco que me dizia que os homens polacos, aprenderam a ser assim (desconfiados e daí sempre prontos para a bulha) devido à história da Polónia que inclui durante anos / décadas invasoes atrás de invasoes. Aprenderam a nao confiar em ninguém.

p.s.: Opá... O tempo por aí dá cabo de qualquer portugues...

PM Misha disse...

ana,
esse comentário valeu-te uma ida par a prisão sem passar pela casa da partida à próxima vez que fores a portugal, terás um comité a esperar-te para justificares a afirmação "as polacas ganham-nos "aos pontos" :P" desejo-te a melhor sorte do mundo quando colocares o pé em solo luso, tanta ou mais a que te desejo aí na alemanha. beijinhos.

Ana disse...

Não sei porque...! As "ranhosas" (no bom sentido, claro, que eu tenho amigas polacas) não tem uma ponta de celulite! Ao contrário de nós tuguinhas... É colocar uma portuguesa morena e uma polaca loura a entrar por uma sala a dentro e observar bem a reacção masculina :) Não me lixem...

p.s.1: sim, as portuguesas também são lindíssimas e tem um encanto que nenhum outro "povo" tem ;) Mas isso daria discussao para pelo menos mais 20 comentários :)

Rita disse...

Meu querido, voltei e nao me arrependo so tenho mtas saus=dades vossas e inevitavelmente da vida que levava ai...a ate de Varsovia que neste momento se afigra mais sedutore que nunca. Voltarei para vos visitar sem qualquer divida. Aqui ando ainda meia confusa com o facto de ter sido emigrante e agora de certa forma uma "imigrante". Coisas que ja nao entendo ou nao reconheco neste jardim a beira mar plantado...mas este sol e boa disposicao faz pensar que fiz a escolha certa.
Para quem escreveu que so mulheres voltam.... confirmo que nao ha muitas na Polonia mas as que ha nao costumam voltar e ficam por ai , quanto aos homens ha muitos que voltaram possivelmente nao se conhece todos que estao ai... , mas se se sentirem melhor pensar que todos os portugueses ficam pela Polonia quem sou eu para contrariar... .