terça-feira, 19 de outubro de 2010

E se em Portugal… ?

PiS Um homem foi hoje mortalmente atingido a tiro e outro esfaqueado após um ataque à sede regional do PiS, partido da direita-conservadora, situada em Łódż na Polónia Central, informaram hoje os média. Testemunhas oculares referiram que o agressor gritou "Morte a Kaczyński!" ao entrar no edifício referindo-se ao líder do partido da oposição PiS, Jarosław Kaczyński.
O atacante disparou sobre Marek Rosiak, 62 anos, assessor do eurodeputado Janusz Wojciechowski e feriu gravemente Paweł Kowalski, 39 anos, assistente do vice-presidente do partido Jaroslaw Jagiello, informou a rádio pública polaca citando a polícia. O agressor, um homem de 62 anos de idade da cidade de Częstochowa, foi rapidamente detido pelas autoridades e enfrenta agora acusações de homicídio qualificado.
Kaczyński disse aos repórteres que o ataque foi "o resultado da grande campanha de ódio que tem sido levada a cabo contra o partido." O responsável partidário referiu ainda que "Hoje o governo é totalmente responsável pela segurança de todos os nossos gabinetes e todos os nossos trabalhadores. Se alguém diz mais uma palavra de ódio contra nós, isso equivale a um convite para matar", acrescentou Kaczyński.

Desde que perdeu as eleições presidencial no verão para o candidato do centro-direita Bronisław Komorowski, Kaczynski abandonou todas as restrições de retórica para com os seus adversários políticos e ideológicos e tem usado uma linguagem forte e agressiva para os criticar. Ele tem repetidamente culpado o Governo por não fazer o suficiente para garantir a investigação completa do acidente aéreo que matou 96 pessoas, incluindo o seu irmão gémeo, o presidente Lech Kaczyński. Os comentários de Kaczyński são classificados por Sławomir Neumann, um destacado membro do partido do Governo PO, de "aproveitamento da situação para fins políticos” e "muito perigosos, porque inflamam e incitam as pessoas” , em entrevista à TVN24 e citado pela Bloomberg.

Ouvi um psicólogo explicar que este acto se deveu à incapacidade do indivíduo poder demonstrar pessoalmente o seu descontentamento aos políticos que, no seu entender, estão a prejudicar a Polónia e a sua imagem no exterior.

Lembrei-me agora da frase que o “Bom Gigante” disse há 24 anos.

Sem comentários: