Mais de vinte anos depois do início da sua construção, o Metro de Varsóvia foi concluído. A cidade está agora ligada de Norte a Sul por uma longa linha que se estende por 23 km distribuídos por 21 estações (a construção de mais 2 estações está prevista para iniciar-se em 2009). Um sonho de muitos varsovianos foi tornado realidade durante o último Sábado, houve comemorações e festa em Młociny.
Muito se fala no problema do trânsito da capital polaca, uma dor de cabeça comum a muitas metrópoles mundiais mas que tem uma expressão mais significativa em Varsóvia devido à falta de estruturas de base capazes de aliviar o sofrimento dos automobilistas desta cidade. O sistema de transportes públicos até funciona bem e consegue-se ir a qualquer ponto da cidade usando os eléctricos e autocarros, porém perde-se muito tempo em esperas e nas paragens. Ir até à margem direita do Wisła cansa só de pensar e para mim é um aborrecimento tremendo ter de visitar o baratíssimo outlet de Ursus no extremo oeste de Varsóvia. Faz falta mais metropolitano na cidade e até há planos que aguardm luz verde para que se tornem realidade.
Todavia a coisa não parece fácil, a burocracia ainda tem vestígios de ferrugem socialista e as decisões levam tempo a serem tomadas. Planeia-se a construção de mais duas pontes, uma a montante da Gdański para ligar as populosas freguesias de Bielany e Białołęka e outra a juzante da Siekierkowska para fazer a comunicação entre Wilanów e Wawer, desafogando assim parte do trânsito que é forçado a passar pelo centro. Estuda-se o traçado da 2ª linha do Metro que atravessará o rio, esperando-se assim que diminue a quantidade de pessoas nos transportes de superfície e consequentemente o número de carros a circular. Ao mesmo tempo procura-se solucionar o acesso dos passageiros do metropolitano à Estação Central que distam 400 desagradáveis (de Inverno) metros um do outro e também enriquecer a oferta de transportes na zona da Cidade Velha, Património Humanitário da Unesco que não tem paragens próximas.
A população rejubila com a conclusão da linha de metropolitano mas eu creio que novos e urgentes investimentos são mais necessários do que de celebrações. O Euro está à porta, há pessoas para transportar com ligeireza e o relógio não pára na contagem decrescente. É tempo de olhar em frente e fazer de Varsóvia a cidade moderna que ela efectivamente pretende ser.
Porque ao olhar para a foto de cima percebe-se que é impossível não se gostar de viver numa cidade assim.
Sem comentários:
Enviar um comentário