sábado, 2 de agosto de 2008

Polónia combatente

800px-Flaga_PPP_svgHoje, às 17:00 em ponto, a Polónia parou. Ficou estática, quieta. Literalmente. Assinalou-se desta forma o 54º aniversário do Levantamento (ou Insurreição/Revolta) de Varsóvia, o Powstanie warszawskie.

O Levantamento foi uma acção militar coordenada com o intuito de libertar Varsóvia do jugo nazi e que supostamente iria durar apenas alguns dias, os suficientes para que o Exército Vermelho da URSS chegásse para reforçar as suas hostes. Durante 63 dias, desde 1 de Agosto de 1944, os bravos combatentes polacos lutaram contra colunas militares alemãs melhor preparadas e mais numerosas, uma batalha desigual que foi observada ao longe pelos Soviéticos. Estes detiveram-se a centenas de metros do rio Wisła para que não sofressem baixas numa lógica de "os nazis que os polacos matarem, são menos esses que nos preocuparão".

Este cinismo soviético e o pouco 250px-AK-soldiers_Parasol_Regiment_Warsaw_Uprising_1944interesse de Churchill e Roosevelt em afrontar Stalin através do auxílio aos polacos, aniquilou as forças polacas que agonizavam enquanto esperavam pelos seus "amigos" de Leste. A brutalidade nazi destruiu 25% de Varsóvia quando a resistência do Levantamento cedeu, a 2 de Outubro. Soldados nazis foram de porta em porta matando individualmente os habitantes da cidade, outros eram enforcados na via pública. A rendição foi assinada depois da derrota do último reduto do Exército Polaco, encurralado no rio, depois de "terem lutado até à última bala" como então reportaram os alemães.

Himmler afirmou: " Varsóvia tem de desaparecer da superfície da Terra e servir apenas de Estação de apoio à Wehrmacht ou transformada num lago. Nenhuma pedra fica de pé, todos os edifícios têm de ser arrasados até aos alicerces. Hitler, que sempe odiou Varsóvia, ajudou: "Varsóvia tem de ser pacificada, isto é, arrasada até ao solo".

Casas incendiadas por lança-chwarsaw jan45amas, monumentos derrubados, documentos destruídos, arte roubada. Três meses após a operação, em Janeiro de 45, 85% de Varsóvia era entulho. 25% como consequência do Levantamento, 35% resultado da reacção nazi e o restante foi produto da Revolta do Gueto e da Campanha de Setembro que marcou o início da 2ª Guerra Mundial.

Hoje, 54 anos depois, sirenes de guerra ecoaram no céu de Varsóvia por um minuto. Há senhores de fatos militares medalhados na rua. As pessoas detiveram-se, desligaram-se chamadas de telemóvel, os carros encostaram, os eléctricos e autocarros, tudo parado. Flores pousadas em esquinas onde polacos foram executados pelos nazis, placas de mármore ou ruínas dos muros de fuzilamento recordam a História. Eu estava a almoçar (!) e fui à rua tentar perceber melhor, impressionei-me com a cena. Felizmente nunca passámos por uma coisa destas.

Sem comentários: