sábado, 9 de agosto de 2008

O que é que a gente tá aqui fazendo?

Inaguro hoje mais uma rubrica deste blogue: "O que é que a gente tá aqui fazendo?" Trata-se de um espaço que pretende compartir situações singulares que só podiam ser vividas neste extraordinário País. Contrastes gritantes entre a terra Portugal e a Polónia, coisas nas quais qualquer outra pessoa, na minha posição, reflectiria. Explico.

Há umas semanas o meu colega Mário mandou-me um sms contando-me o que estava a presenciar. Era um festival musical de Verão, à beira dum rio a 50km de Varsóvia, onde os artistas eram um homem gordo e bêbado que urrava uns quaisquer versos acompanhado por um guitarrista polaco também no fim da linha. A assistência resumia-se a um par de dezenas de almas enquanto as forças de segurança privada ascendia aos 50 elementos, quase 2 seguranças por pessoa.

Famílias obesas de tronco nu, pele rosada pela falta de habituação ao sol, cabeças de pelo curto e amarelo, latas de cerveja engolidas depressa e grossas salsichas grelhadas com abundância entre pés de dança desajeitados. Putos chapinhando nas águas lamacentas do tal rio, bezanas que ameaçam descambar em porradaria da grossa a qualquer instante. Tudo isto à sombra de alguns pinheiros crescidos entre a terra batida.

O retrato foi-me feito por sms, como referi, e vinha concluído com a tal interrogação:

- O que é que estamos aqui a fazer?

ps - Apesar da pergunta original ter sido diferente, o nome da rubrica é em português-algarvéu, ao uso de Faro, que é a língua oficial deste blogue.

Sem comentários: