quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Retalhos da vida de um Algarvio - 17

Paragem em Varsóvia Andar de autocarro. Eis uma coisa que faço com frequência em Varsóvia e quase nunca em Faro. Devia ser ao contrário, usar mais o automóvel para percorrer as extensas distâncias que separam qualquer ponto na Cidade Capital e recorrer aos transportes públicos para andar nas ruinhas de Faro, estreitas e curtas, onde o que queremos visitar nunca ficam a mais de dez minutos a pé de onde estamos. Mas não é assim, é bem mais complicado e eu explico porquê.

Quando em Varsóvia eu quero ir, digamos, da minha casa para o Jardim Zoológico eu vou à página da companhia de transportes urbanos daOLYMPUS DIGITAL CAMERA         cidade, vejo qual é o nome da paragem mais próxima do meu destino, o número dos autocarros que lá param e traço a minha rota conforme as ligações e interseções das carreiras, saio da minha casa e na paragem em frente estão afixados os números dos autocarros e os horários de cada um deles, pontuais e credíveis.

Agora que não tenho carro e que o (único!!) barco que faz a carreira Faro-Praia está avariado, sobra o autocarro para me transportar... Mas apanhar a camioneta não é pêra doce! Onde estão as paragens? E depois de ter descoberto uma paragem, se podemos chamar aquelas estruturas de metal ferrugento e vestígios de taipais plásticos de paragem, que autocarros param lá? Em Faro muitas paragens de autocarro não se sabe onde estão e outras existem mas não estão identificadas como tal. Há  também paragens sem horários nem indicações das carreiras que servem. Ou seja, quem quer viajar de camioneta em Faro tem de ir para uma paragem que pode não ser uma paragem e esperar por um autocarro que por lá passe às horas que passar sem quaisquer garantias que seja o desejado! É um bocado surreal mas parece que a cidade de Faro está a ser gerida como se Paragem na Praia de Farotodos os seus habitantes ou visitantes tenham meio de transporte próprio, está errado e dá um péssima imagem a quem por cá passa.

A mim, que não prescindo das minhas peladinhas bi-semanais no Liceu, vai-me valendo a simpatia e amizade de um ou outro colega que alinha em conduzir 12km para a Praia (e voltar) porque a partir das 22:00 não há mais autocarros de Faro para a Praia, de onde quer que partam e por quer que eles passem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Só um pormaior que agrava e só possível em faro,onde os "mansos"imperam:o barco da carreira de Faro-Praia não estava avariado,mas sim,foi DESVIADO para a carreira do Farol,devido a avaria do barco que a serve!Sem qualquer informação e posterior desculpa a empresa tavirense que foi escolhida,herança??!para estas carreiras,"cagaram-se"para os FARENSES!

PM Misha disse...

Se é assim como o meu amigo diz, é uma decisão que só à empresa diz respeito mas que mostra uma indecente falta de respeito para com os utentes da linha. No tempo do "Gavião" e do "Alegria" nunca faltou gasolinas para a Praia.

Ryan disse...

Infelizmente e cada vez mais o nosso pais ta entregue a pessoas que so se preocupam com seus interesses. Nao sobra solidariedade para com o povo em geral. Temos um pais que apesar de ter as suas limitacoes poderia ser melhor gerido. Mas os interesses de alguns dominam e temo-nos de submeter a isso infelzmente. Nao conheco Faro bem mas essa historia acontece um pouco por todo o lado. Se nao e o barco e o autocarro. Se nao e isso e a escola, um sem numero de coisas que andam por ai.