quinta-feira, 16 de abril de 2009

Na Rota de Vilnius - Mazúria I

Zdjęcie011 A Mazúria é linda! A região dos lagos no nordeste da Polónia é digna de ser demoradamente visitada pois oferece uma riqueza de paisagens que pouco existe em Portugal, não há muitos lagos na nossa terra e deitar os olhos no panorama que a Mazúria oferece aos seus visitantes é um prazer supremo. É ponto obrigatório de passagem para quem quer conhecer a Polónia.

Antes da viagem não imaginava que me iria sentar a apanhar o sol de primavera que tive em Olsztyn, uma magnífica manhã de Páscoa convidou ao passeio pelo lago Ukiel e a bonita praia fluvial da cidade chamou-me para uns momentos de calma. Anuí satisfeito ao convite, descansei num banco soalheiro e absorvi alegre todos os raios solares que a Mazúria tinha para me dar. Cheguei a fechar os olhos e sonhei brevemente com o verão passado nestas paragens, com passeios pelas sombras dos bosques que arredondam as extremidades dos lagos e com regatas de caiaque nas águas claras do Ukiel ou do Kortowskie.

Depressa o sol se escondeu e parti à descoberta da cidade e da sua Zdjęcie018 cidade velha que goza de ótima reputação no país. Encontrei o monumento a Copérnico, o famoso astrónomo polaco que foi inquilino do castelo de Olsztyn durante o seu consulado como tesoureiro da província da Vármia, a majestosa porta gótica que determina a entrada na cidadela e o castelo imperial que se destaca entre a floresta que cerca a cidade. É incrível a latitude desta terra, a cerca de 140km da Rússia e que fica mais perto do Círculo Polar Ártico do que da minha família. Para quem provém da Europa meridional foi motivo de pasmo olhar para o mapa e verificar a lonjura que me separava do berço.

Entretanto caiu a noite, os bares e restaurantes estavam encerrados, fez-se frio e eu estava com fome. Procurei um hamburger muito pouco pascal e recolhi para preparar o corpo que ia enfrentar mais 400km até Vilnius. Uma certeza, Olsztyn irá rever-me nas suas ruas.

1 comentário:

Anónimo disse...

está demorando muito para atualizar o blog

carlos