sábado, 4 de abril de 2009

Bola Polaca - II

E continua a polémica na Polónia relativamente ao escândalo de corrupção que grassa no futebol. Os árbitros continuam a ser chamados a tribunal e a serem arguidos de processos que visam limpar a credibilidade do futebol polaco. Ao contrário de Portugal, neste país alegadamente menos desenvolvido que o meu, os árbitros que têm processos pendentes na justiça ficam imediatamente impedidos de apitar e assim permanecem enquanto forem julgados e declarados inocentes. Por isso a Federação Polaca pondera o recurso a juízes estrangeiros (alemães e checos) para arbitrarem os jogos da Ekstraklasa uma vez que o efetivo de árbitros de primeira categoria foi dizimado pelos tribunais e não há árbitros de topo suficientes para apitar os jogos.

A seleção polaca tem sido o escape dum povo que gosta de futebol mas não do futebol que tem em casa, o país pára sempre que a Representacja joga e as incindências das partidas são discutidas acaloradamente pelo povo nos dias seguintes. Ultimamente dois grandes debates têm protagonizado as peripécias da equipa: A possível substituição de Beenakker e a firma do guarda-redes Boruc.

article-1027384-019695BA00000578-526_468x315_popup Artur Boruc foi o heroi da Polónia do Euro2008, salvou a seleção em muitos jogos com defesas de elevado nível de qualidade e foi unanimemente considerado o melhor elemento da equipa no torneio. Boruc tem uma personalidade muito forte e é atreito a polémicas dentro e fora das quatro linhas. Provocou os adeptos (protestantes) do Rangers exibindo uma t-shirt com os dizeres "God Bless the Pope” em pleno Ibrox, recusa-se a cumprimentar os jogadores do mesmo Rangers por “detestar o clube e a sua ideologia”, foi fotografado num clube de Varsóvia fumando charutos e bebendo na companhia da ex-namorada dum mafioso polaco enquanto supostamente recuperava duma lesão num joelho, a sua esposa pegou no filho de ambos e abandonou Glasgow alegadamente devido à atitude do guardião polaco. Ultimamente Boruc tem comprometido em jogos do Celtic e a sua recente prestação no jogo de Belfast provou o mau momento do guarda-redes dos Bhoys com dois golos muito consentidos a manchar a sua exibição. Os jornais escreveram artigos efeverscentes exigindo a substituição de Leo Beenakker por alguém que “entendesse a mentalidade polaca” e crucificando Boruc.

A Polónia ferveu e pediu a cabeça do seu guarda-redes e do treinador  após um dos maiores vexames do seu futebol, contudo a bolMAJA0937_58244la é redonda e 4 dias volvidos rolou para o lado dos polacos. Como resposta à vergonhosa actuação na Irlanda do Norte, a seleção polaca uniu-se em torno do seu líder Leo e vaporizou San Marino por 10-0 em Kielce numa exibição de constante ataque. Todos lutaram pela bola como se dela dependessem as suas famílias, todos demonstraram pressa em resolver a questão e não se mostraram contentes com o 3-0 ou 4-0. A bonança regressou ao seio da Seleção, Beenakker volta a sorrir em Varsóvia e o povo volta a estar contente. Boruc? Ficou no banco para arrefecer a cabeça e assistir à tranquila exibição de Fabiański.

Sem comentários: