segunda-feira, 16 de março de 2009

Praha

BXK23869_praga-71800 VIsitar Praga (CZ) é sempre um prazer imenso. Calcorrear a sua cidade velha, espreitar os recantos e pátios que se escondem dos mapas, provar os deliciosos knedliky regados com a sempre saborosa Budvar e passear nas suas lindas ruas cheias de história. Praga é como uma mulher bonita que não cansamos de observar. Não é sexy nem provocante como Varsóvia mas tem aquela beleza singela e tranquila que nos deleita como uma miúda de olhos meigos.

Praga também não é vibrante nem louca como Varsóvia, é bem mais calma e serena do que a sua prima da Polónia. O seu rio, Vltava, é mais elegante do que o agreste Wisła apesar de mais curto e de não ser exclusivamente nacional. As suas cores são mais descontraídas e alegres do que o rigoroso cinzento da capital polaca e, apesar de termos a clara noção de que estamos numa cidade da Europa dita de Leste, não nos cheira tanto a comunismo como em Varsóvia. O seu idioma é mais suave e agradável do que o polaco. Se Varsóvia é a prima afastada de Praga, decerto Cracóvia é prima-direita.

Foi mesmo uma prima-direita que me levou a Praga desta vez. Todos os pretextos são bons para rever a capital da Boémia (oh, que designação tão adequada!). A Diana está lá a fazer Erasmus (só no meu tempo não havia essas benesses!) e a família juntou-se para uma visita e passeios para mais tarde recordar. Praga continua linda, a Marcela, minha eterna paixão praguense, continua deslumbrante, a cidade continua a convidar através do seu encanto e nem os preços me conseguem afastar dela.

Quer dizer, há coisas que são bem menos caras (e melhores) em Varsóvia. Já viram o preço a que está o produto?

Zdjęcie003

5 comentários:

Geraldo Geraldes disse...

Ora viva. Só um comentário sobre a parte final: o que é que me garante a mim que isto não é mais um caso de fotomontagens envolvendo montras de lojas de roupa, como no infame caso da loja de Faro?????
Mas concordo contigo, que na Polónia é possível encontrar melhor bunda. Foi essa a impressão que fiquei quando estive em Praga. Saravá

Anónimo disse...

Misha aventura-te numa agência de promoção de Varsóvia. Nunca vi um Português tão apaixonado por essa cidade. Quanto a Praha... espero que uma oportunidade se produza para ir até lá. Uns amigos meus visitaram-na a seguir à queda da cortina de ferro. Fiquei com má impressão pois vi um video de quase 1 hora que não me deu uma imagem favorável de Praha. Mas como tudo na vida evolui acho que assim que a oportunidade surja deverei visitar essa localidade que em tempos foi das cidades onde se produziram imensos filmes.

PM Misha disse...

geraldo,
tens a palavra do fotógrafo que é a mesma pessoa que escreveu estas linhas.

zé,
vale a pena, mano. vale muito a pena. e não sou o único tuga apaixonado por varsóvia. esta cidade mete-se por baixo da nossa pele e é o diabo!

Pedro A. disse...

Sublinho tudo o que diz sobre Praga!! Estive lá em Outubro e é algo que não esquecerei...vou voltar um dia, de certeza!! Quanto a Varsóvia...está nos meus planos também!!
Saudações!

Ricardo disse...

A bunda está cara em Praga! LOL