segunda-feira, 30 de março de 2009

Bola Polaca - I

O futebol polaco está outra vez ao rubro! Desta vez temos dois pratos verdadeiramente suculentos: A Taça da Polónia e a Seleção Nacional. Por ora centremo-nos apenas na Puchar Polski – a Taça.

A Taça da Polónia é uma competição menor neste país. Os clubes não prestam muita atenção à prova e preferem rodar júniores e jogadores menos utilizados para que ganhem ritmo competitivo, as assistências nos estádios são baixas e as audiências televisivas não são muito significativas. No ano passado, a Final ganha pela Legia ao Wisła Kraków no maior clássico da Polónia levou apenas 5000 almas ao campo do GKS Bełchatów - que também não leva mais de 6500 :)

Howard-Webb-referee-footb-001 Este ano o patrocinador da prova decidiu inovar e convidou o polémico Howard Webb para apitar a Final que se vai disputar a 20 de Maio no Estádio Silésia. Para quem não se lembra, Howard Webb foi o árbitro inglês que ficou na mira de todos os polacos aquando do jogo Áustria – Polónia do Euro 2008 em que ele assinalou um penalti no último minuto da partida, penalti que foi convertido no empate que sentenciou a eliminação da seleção polaca do torneio. Webb foi zurzido pela imprensa e comunidade polaca espalhada pelo mundo e o próprio primeiro-ministro Donald Tusk confessou depois do jogo que “tinha vontade de matá-lo”. Não obstante, o britânico está na linha da frente para ser o juíz da Final da Taça da Polónia deste ano.

O debate está lançado em torno da qualidade e imparcialidade dos árbitros polacos, o escândalo de corrupção que levou à despromoção de vários clubes, incluíndo o então campeão em título Zagłebie Lublin, está ainda bem fresco na memória dos adeptos e o processo ainda decorre nos tribunais. Como consequência, o Jagiellonia Białystok já sabe que será relegado numa divisão no final desta época ou em duas se acabar nos lugares de despromoção. O melhor árbitro polaco, Grzegorz Gilewski, ele que até está na lista de 38 pré-selecionados para o Campeonato do Mundo de 2010, ameaçou abandonar o país e trabalhar fora da Polónia por ter sido constituído arguido neste processo.

pucharAlguns agentes do futebol, como o treinador do Lech Frantiszek Smuda, estão de acordo com a sugestão avançada devido à aparente falta de garantia em relação à integridade dos árbitros polacos. O Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Polaca, Kazimierz Stepien, está previsivelmente contra. Mas enquanto as pessoas não se entendem em relação à matéria o povo vai discutindo nas ruas e na televisão o facto do “inimigo nº 1” do seu futebol estar na iminência de pisar solo polaco. A Taça tem agora um interesse que há muito não tinha e já se falou mais na competição na última semana do que numa época inteira. A publicidade está garantida e o patrocinador esfrega as mãos de contente.

Sem comentários: