segunda-feira, 2 de março de 2009

Bora, malta!

26062008(001) Há cada vez mais portugueses em Varsóvia, ainda na noite de sábado (depois de ter visitado o bar mais doido da cidade) estava na estação à espera do metro e começo a ouvir frases perdidas proferidas num sotaque bem familiar. Escuto com mais atenção e perco as dúvidas, são mesmo tugas. Todos comidos do álcool e enrolados no banco da estação, esperam pelo comboio para irem na mesma direção que eu. Por estar acompanhado, faço por não ser notado e escondo o rosto latino para que não se levantem suspeitas escusadas.

O percurso é curioso, os tugas espalham-se pela carruagem junto dos seus amigos estrangeiros (erasmus? certamente não eram polacos) e divertem-se em inglês. Um dos meus patrícios volta-se para um amigo e descarrega o dicionário de vernáculo de A a Z em jeito de professor de ordinarices. O amigo sorri e repete os palavrões ignorando o meu rir, os restantes passageiros enfiam-se nos ombros e aumentam o volume do leitor de mp3.

Já no tal bar que mencionei acima foi-me apresentado um português  amigo dum aluno meu. Dá-me a impressão que os meus 06082008(002)compatriotas vão descobrindo a Polónia e a sua capital em particular, cada vez vou ouvindo mais o idioma de Pessoa e Amado (para fugir ao cliché-Camões) nas ruas de Varsóvia e fico encantado com a sua presença. Só espero que todos contribuam para a excelente imagem que os portugueses têm nesta terra. É que para construir uma reputação são necessários centenas de pessoas em dezenas de anos, para dar cabo dela basta um par de pessoas num punhado de minutos.

Boa sorte, cambada, e bem-vindos à melhor pior cidade do Mundo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Epá Portugueses a chegarem à Polónia "aos montes"? Epá dá para desconfiar mas seja lá como for são todos bem-vindos por estas paragens. E como dizes seria bom manterem a boa imagem. Como estrangeiro tento sempre dar a melhor imagem possível do nosso país ainda que seja dificil o meu processo de aculturação por cá. Força pessoal.

Anónimo disse...

fodasse, mais portugas na polonia e em varsovia em particular? para quê? isto tem niveis de decencia. vao para a siberia ver os jogos do benfica na sport tv!
pergunta estupida - "entao, tens muitos amigos portugueses em varsovia?" resposta delicada a pergunta estupida - "és mesmo estupida minha puta, achas que eu vim para a polonia para fazer amizade com essa gente?"

PM Misha disse...

ao ler este último comentário, não posso deixar de concordar com o que foi escrito no início do mesmo.

"mais tugas em varsóvia? isto tem níveis de decência"

completamente de acordo, há já muito tuga indecente em varsóvia e que não faz cá falta nenhuma.

bruno claudio disse...

enressaibado esse, e esta hein?