domingo, 28 de dezembro de 2008

Poderá ser pior

O tempo em Faro mudou um pouco nos últimos dias. O sol que brilhava tanto foi encoberto por nuvens chatas que fazem a temperatura baixar e já pingou uma chuva que antecipa uma passagem de ano mais molhada que o habitual. Enquanto lamentava as más condições do tempo ao meu tio, passei os olhos por um artigo do Correio da Manhã que alertava para a possibilidade de Invernos mais rigorosos nos próximos anos devido à inusitada calma do Sol. A estrela maior da nossa galáxia atravessa um momento de acalmia, sem solas grandes convulsões libertadoras da energia que atinge o nosso planeta sob a forma de raios solares.

Os cientistas dizem que está tudo dentro do normal e que estes períodos de menor actividade do Sol são cíclicos, o mais que se pode esperar são temperaturas mais baixas durante os próximos tempos. Adiantam os mesmos cientistas que estes ciclos têm uma duração aproximada de 11 anos mas que o receio dum período alargado de frio subsiste igualmente, pairando o espectro duma eventual repetição do terrível Mínimo de Maunder - uma espécie de mini-idade do gelo.

Não posso imaginar o Inverno de 2005 de que todos os polacos me falam, temperaturas na ordem dos -20º e -30º. Esse Inverno foi considerado normal para estas criaturas habituadas à aspereza do clima, mas se vier aí a cabazada de frio que os cientistas prevêm para os próximos 11 anos vou ter de vestir um edredão para sair à rua!

5 comentários:

Ricardo disse...

Esse Inverno de 2005 teve essas temperaturas mas muito esporadicamente.

O mais dramático nos -20 foi ter de conduzir com bancos congelados e duros como pedras e para meter mudanças era preciso dar um soco na alavanca! :)))

Paulo Soska Oliveira disse...

Ricardo: Aquecimento dos bancos :)

Seja como for, diz quem o viveu, o inverno de 1978 na Polonia foi o pior do seculo passado.. de um dia para o outro passou-se de -1/-2 para -35...

PM Misha disse...

Epá, tejam praí calados! Quanto mais falam mais medo me metem.
Anteontem o termómetro do carro acusava 8,5ºC e eu tive de ligar o aquecimento porque já batia o dente. Vêm vocês agora falar de -20 e -35... Chiça!

Paulo Soska Oliveira disse...

Agora, neste preciso momento, o termómetro aqui na janela da empresa marca -2 :)

Ricardo disse...

Misha

Vai grelhando o lombo no Sol dos Algarves pois hoje de manhãzinha fizeram -5 aqui em Łódź. :)

Está fresquinho...