sábado, 20 de dezembro de 2008

Dezembro no Algarve

Vai a tarde a meio num solarengo dia de fim de Outono no Algarve. Um Sábado que promete grande folia por ser o dia do jantar de Natal do pessoal que se junta à do Rogerinho, os meus amigos da criação que não são vistos há quase 8 meses. Há muitas, muitas estórias para contar, episódios do passado para recordar, muitos pontos de vista para trocar e experiências para partilhar. As grandes diferenças entre as nossas vidas de moços pequenos e de adultos (supostamente) responsáveis, o que mudou na nossa visão do mundo e os hábitos que se modificaram. Vai ser bom rever estes amigos.

A propósito de hábitos que mudaram, eu mantenho um hábito que me faz muito bem ao sistema. Às vezes sento-me no algeroz de casa e olho em frente para a Ria Formosa. Vejo a minha cidade ao fundo, por trás do aeroporto, conto os aviões que aterram e levantam, aceno aos barcos que passam, faço festas aos gatos que se roçam preguiçosos nas minhas pernas e ali permaneço largos minutos a sorver maresia e a encher-me da calma lenta que se faz sentir. Um bando de gaivotas ajunta-se e chamam mais colegas para uma reunião a ter lugar em frente a casa. Logo são dezenas que pairam e piam como que reivindicando alguma coisa a alguma entidade que não se vê pois a Ria está vazia e não se descortina vivalma num raio de 300 m.

Eu sei porque elas se juntaram espontaneamente àqu20122008ela hora. A  minha tia surge à porta com um alguidar de peixe e serve-lhes o almoço para alegria das aves que se atiram garganeiras sobre o petisco. Ao longe, a minha cidade ganha tons de rosa e fogo à medida que o sol desce e se reflecte nas janelas envidraçadas dos edifícios marginais. Em Varsóvia já é noite cerrada e aqui ainda estou de óculos escuros gozando 14º centígrados. Respiro fundo e atesto os pulmões com ar do mar. Despeço-me das gaivotas e sento-me ao computador para escrever este post, esta é uma imagem que tem de ser partilhada.

1 comentário:

Paulo Soska Oliveira disse...

Opá..... frio, neve e gripe.
Contenta-te com o que por aí há :)

Um abraço