terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Se Misha não vai à montanha...

Aprender polaco não é vida fácil. Apesar de ter namorada polaca e estar rodeado da linguagem, a exposição constante à língua polaca não me habituou tanto quanto eu esperava. É um idioma cheio de particularidades e tem mais truques que o Cristiano Ronaldo em dia sim, não dá para ser auto-didacta. Para vos dar um exemplo:

Minha namorada: Moja dziewczyna / És a minha namorada: Jestes moją dziewczyną
Varsóvia: Warszawa / Não sou de Varsóvia: Nie jestem z Warszawie

O polaco não tem artigos (definidos ou indefinidos), em vez disso declinam o final da palavra consoante o caso. Caso possessivo, caso nominativo, casos do caraças que partem a cabeça ao comum dos europeus. Sáo sete casos diferentes e cada declinação obedece à forma como a palavra acaba.

Golo do Thierry Henry: Bramka Thierry'ego Henry'ego
Rua do General Patton: Ulica Generala Pattona

Apesar de querer efectivamente aprender polaco sempre tive problemas com os horários disponíveis pois as horas que propuseram-me estavam sempre ocupadas com a minhas ocupações. Hoje tive um prémio pela perseverança: Há uma escola que disponibiliza-me um professor para vir à minha ensinar-me polaco. Nem me ralei com os preços, só o facto de não ter de sair de casa e perder horas em transportes para cá e para lá permite-me que prepare o meu trabalho com mais tempo, logo, com mais qualidade.

Já passei ao lado de belas oportunidades de trabalho por não saber falar polaco, essa mamagem vai acabar!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pá depois diz-me se consegues falar alguma coisa porque estou a ter problemas de perseverança com esta coisa dos casos... Na verdade é mesmo um caso sério estudar as declinações.

Ganças disse...

Bem, definitivamente, muitos tugas andam interessados em tentar desenvolver o conhecimento dessa amagnífica língua! Aqui em Cracóvia fomos 3 a começar as aulas ontem (no meu caso, retomar)... Mas há também muitos casos em que um semestre pareceu longo e penoso demais. Desistiram. Quase se aprende mais entre copos! ;)