quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Ser Português

A tourada é um espectáculo controverso que não gera opiniões consensuais. Mesmo numa família existem opiniões divergentes, como no meu caso: O meu pai é aficionado ferrenho por ser antigo praticante, eu não acho piada nenhuma àquela treta e até aplaudo uma cornada bem aplicada num desses agentes de tortura apodados de "toureiros".

Uma coisa, porém, aprecio na tourada. A valentia dos forcados, unicamente existentes na "Corrida à Portuguesa". Admiro a coragem daquele grupo de homens que enfrentam uma massa de 500 e tal quilos em corrida na sua direcção, sem fugir, olhando o animal nos olhos e encaixando o golpe. Demonstra "colhões pretos", nem todos os homens - eu, decididamente - teriam estofo para tal.

Há dias chegou-me à caixa um mail com esta filmagem que calou-me fundo. Lembro-me de ouvir na escola que, em tempos, todos os portugueses foram como este filme demonstra. Bravos, solidários, guerreiros. Homenageio, aqui e assim, todos os portugueses que elevam o nome da sua Pátria com gestos singulares por este mundo fora. Todos os que assombram a estranja com as suas/nossas capacidades e qualidades. Todos os valorosos que ousam combater a normalidade. Todos os que engrandecem a nossa história com episódios de sucesso. Todos os que apanham o touro pelos cornos.

Afinal, cá ou lá, somos todos um só Portugal.

ps - Obrigado, Podengo. Grande pedaço de País que me enviaste.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sòmente um reparo,caro Nuno:a sua frase...valentia dos forcados unicamente existentes na "corrida à portuguesa...trata-se de um mito repetido até à exaustão assim a modos do maior clube do mundo!!!Ora se reflectir um pouco encontrará a razão de tal prática em Portugal:a corrida à portuguesa é a única que EMBOLA os touros,prática que é considerada mais uma tortura aos animais.Daí o desinteresse dos espanhóis,mexicanos em tas sorte preferindo antes Pamplona onde os touros são largados em pontas e assim se podem,relativamente,defender.Aí,sim,se pode falar dos ditos "pretos"ou de insanidade mental...Abs

PM Misha disse...

acabamos os dois por concordar e falar do mesmo. os forcados são exclusivos da "corrida à portuguesa", facto concreto e não mítico. corrida essa que é a única a ter touros com cornos embolados, outro facto concreto. se os mexicanos ou espanhóis não se interessam pela nossa corrida, penso que o sentimento é mútuo (este é o palpite dum leigo na matéria) e é pró lado que se dorme melhor em portugal.
as festas de pamplona considero-as mesmo um misto de "testículos negros" com "uma ganda pancada" e muito bem regada.
falando em regadio, belo texto o teu sobre a nossa praia (essa de chamar-lhe ilha, isso sim, é um mito). chiba mas é a tua identidade, quero saber a quem pagar as mines...

Anónimo disse...

Verdade, meu amigo! esse video, e apesar de igualmente n compreender o porquê de fazerem as maiores atrocidades aos bichos... a pega é realmente!!qualquer coisa fora de serie... e estes forcados, o k fazem é estrondoso!!! tinha de mandar! abraço moço dum rai