segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O esplendor de Portugal

O Restaurante Portucale, do Manel e do Zé Costa, foi no sábado palco da minha primeira reunião de portugueses radicados em Varsóvia. Nada que se pareça com as colectividades de emigrantes espalhadas pela Europa que são, perdoem-me a franqueza, un tanto ou quanto chungas. Estes compatriotas são tugas da nova leva, modernos e com uma forma bem mais subtil de estar na vida. Pessoal cosmopolita, casais mistos, globalização presente em todos os gestos, percebe-se perfeitamente que estão adaptados quando falam das ruas de Varsóvia como se falássem de Lisboa, do Porto ou de Faro.

Criou-se um lobby algarvio pois conheci uma miúda de "Vilarreá" de Sto. António que até é irmã dum gajo que jogou à bola contra mim (Salsinha). Conheceram-se pessoas muito interessantes, com experiências para transmitirem-me e ajudas importantes que prontificaram-se a dar-me. Falou-se em polaco, inglês, português e em algarvio pois a Sónia abriu o livro com o sotaque da Vila e eu tive de ripostar com a pronúncia da Escola do Carmo.

Pastéis de bacalhau, croquetes, carne de porco à alentejana e o bacalhau com natas, a minha escolha, foram aprovados por unanimidade. Deu para ver os dois jogos grandes da jornada, para trocar contactos com os patrícios, para descobrir que alguns deles moram na mesma rua que eu e para confirmar que Portugal, afinal, não está táo longe.

Sim, claro. Fomos para os copos. Mas isso é outra música...

4 comentários:

Logoteco disse...

Ora aí está uma coisa que me supreende na Polónia. Se me falarem em restaurantes portugueses em Espanha, Iglaterra, Alemanha, França, Suiça, Itália... eu ainda acredito que seja normal. Esta é uma novidade anormal visto a Polónia não ser um país de imigração como são os que referi.
Se fosse possível dar indicações desse restaurante no futuro seria bom. É que estou a pensar passar por Varsóvia e não era má ideia continuar a ter o sabor de Portugal por terras estranhas

melga mike disse...

CASAIS MISTOS???

PM Misha disse...

foda-se, melgoso! a puta da idéia vai logo praí?
é informação confidencial, logo... q;)

logoteco: restauracja portucale
ul. Merliniego 5
02-511
Warszawa

fica a 2 paragens de metro do centro, tá acessível e tem um puto dum plasma pra ver-se a sport tv!

visita www.portucale.pl

Anónimo disse...

O naco na pedra, e a espetada à madeirense também é bastante bom.. ;)