terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cada cavadela, uma bomba

… e quando o dia de trabalho corria morno e manso, os sapadores!

- Pedimos desculpa mas temos de evacuar o edifício. Foi descoberta uma bomba do tempo da II Guerra Mundial que ainda está ativa e vamos desativá-la, por essa razão os senhores e as senhoras têm de sair.

Lembrou-me outro caso aqui já reportado. É o terceiro engenho do tipo detetado nos últimos meses na sequência das obras da segunda linha do metropolitano de Varsóvia. Em fevereiro no cruzamento das ruas Marszałkowska e Świętokrzyska (esta última onde eu trabalho) foi encontrada uma bomba de tonelada e meia ainda por explodir, facto que obrigou à evacuação de 400 pessoas. Ainda neste mês e ainda na rua Marszałkowska, uma das mais importantes artérias de Varsóvia ora encerrada devido às obras do metro, os trabalhadores depararam-se com outro dispositivo do tipo pesando 300kg o que fez com que 20 pessoas tivessem de abandonar os seus lares e empregos.

Ele há coisas nesta terra que parecem tiradas dum filme…

Trabalhos de recuperação da bomba

update: Entretanto a bomba já foi levada para instalações das Forças Armadas polacas onde foi submetida a uma explosão controlada. Segundo apurei, o engenho teria perto de duas toneladas de peso e meio metro de diâmetro. Devido ao facto de no local onde foi encontrado funcionarem importantes agências e escritórios (o Banco da Polónia, a televisão estatal TVP, hotéis, restaurantes e outros serviços) foram evacuadas cerca de 3000 pessoas. Espera-se que a vida de Varsóvia volte hoje ao habitual, ao sossego, se alguma vez isso for possível.

1 comentário:

Anónimo disse...

2000kg ;)

http://en.wikipedia.org/wiki/Karl-Ger%C3%A4t

http://en.wikipedia.org/wiki/Prudential,_Warsaw