quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Saudáveis indícios que o serviço ao cliente na Polónia está a mudar, ou O poder irresistível dum sorriso algarvio, ou Há coisas levadas da breca!

As compras de meio da semana. Bananas, pão, charcutarias, sumos, detergente para a roupa… e uma garrafa de vodca de menta, o Miguel Gião sabe do que eu estou a falar ;) Na caixa, puxo do cartão de cliente para acumular mais pontos e mostro as senhas dos produtos em promoção que comprei para ganhar ainda mais pontos, porque nestas coisas eu sou muito picuinhas e à pala disso já enfeirei um aspirador último modelo por €15.00. Diz-me a senhora:

- Não posso aceitar as suas senhas.

Eu estranhei e perguntei:

- Porquê?

- Porque o senhor comprou vodca. Quando se compra vodca não se pode beneficiar das senhas de pontos. Vodca, tabaco… esses produtos.

Eu ia-me desqueixando, já há muito tempo que não ouvia uma polonada destas. Voltei-me para a senhora com o sorriso mais simpático possível e sussurei-lhe como se lhe propusesse uma matrafisca:

- Então e se eu não comprar a vodca agora e comprar logo a seguir, já posso ficar com os pontos?

A senhora pega nas senhas e murmura um:

- Ó senhor…

Eu vejo-a a ceder e enterro a bandarilha ainda mais fundo, mais sorridente, mais simpático ainda, o teclado todo arreganhado.

- É que, percebe? Não me parece muito esperto que eu não possa ficar com os pontos se comprar uma garrafa de vodca. Se é assim então eu pago agora as minhas compras e entro de novo para comprar a garrafa, não acha que é estranho?

Ela começou a passar as senhas dos pontos no leitor de códigos de barras enquanto rezava qualquer coisa que não percebi. Por fim, voltou-se para mim e decidiu:

- Pronto, eu contei-lhe os pontos. Agora esconda essa garrafa no seu saco.

Aceitei, claro, ficando contente por mais uma vez o belo sorriso algarvio desemperrar impasses mas ao mesmo tempo intrigado por ter de sair do supermercado com uma garrafa de vodca escondida entre as bananas e os limões como se fosse gamada. Ainda por cima estando paga.

Enfim. A Polónia.

Sem comentários: