sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Polska Niezwykła*

Stadion X-Lecia Foi anteontem encontrada uma bomba da 2ª Guerra Mundial nas obras do Estádio Nacional de Varsóvia, um artefato com 80 cm de diâmetro que foi retirada por pessoal militar permitindo o imediato reatar dos trabalhos.O episódio torna-se ainda mais insólito se percebermos que as obras do novo estádio decorem nas fundações do que resta do antigo Estádio do 10º Aniversário, uma estrutura inaugurada em Julho de 1955 e que foi durante décadas o maior estádio de Varsóvia, tendo tal engenho passado despercebido na altura.

A bomba sobreviveu intacta aos mais de 30 anos em que o Estádio se manteve ativo – A infraestrutura foi abandonada em 1989 devido aosObras do Estádio elevados custos de manutenção que o Estado não conseguia suportar – e apareceu agora à luz do dia. Estes casos não são totalmente incomuns na Polónia, já em novembro dezenas de pessoas foram evacuadas da Baixa de Wrocław após terem sido descobertos 500kg de explosivos provenientes também da 2ª Guerra Mundial.

O Estádio Nacional tem inauguração prevista para o Outono de 2011, receberá jogos da Seleção da Polónia bem como jogos grandes da Legia e do Polonia e é um dos Estádios onde decorrerá o Euro2012.

* - “Polónia Incomum”, slogan duma campanha turística equivalente ao “Vá Para Fora Cá Dentro” de Portugal.

3 comentários:

Ricardo disse...

Já aconteceu comigo aqui em Łódź; uma avenida foi isolada por encontrarem uma bomba aquando da construção de um prédio de escritórios. Foi posteriormente detonada pelo exército numa floresta.

Ryan disse...

No Norte de França onde vivi também foram encontrados engenhos explosivos datados dessa época. Não só no Norte mas em outros locais no país de Lavoisier. E não me admiro nada que as descobertas aconteçam lá e na Polónia.

Anónimo disse...

Dínamo de Kiev estagia no Algarve


O clube Dínamo Kiev, que lidera a liga de futebol ucraniana, está a estagiar no Algarve, tendo agendado para esta semana dois encontros particulares, com Portimonense e os polacos do Wisla Krakow, a realizar no Amendoeira Golf Resort, em Alcantarilha (Silves).

O programa de embates amigáveis arranca na quarta-feira, 10, com o jogo Dínamo Kiev-Portimonense, às 15:00 horas.

Quatro dias depois, no domingo, 14, no mesmo horário, os ucranianos, que têm no avançado Schevchenko a figura de maior notoriedade, defrontam o clube polaco Wisla Krakow.