terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Até o Barack Obama!

Um zapping furioso pelos canais da TV Cabo prova que o mundo está com os olhos postos na América, Obama toma posse como Presidente da República.

Ninguém pode ficar indiferente abar11b_full este facto, afinal Barack Obama assume o lugar mais importante da cena política internacional. O mundo gira bastante em torno das decisões deste homem e cada deliberação que é tomada na Casa Branca afecta irreversívelmente os quatro cantos da Terra.Todavia, os polacos preferem esperar para ver e não alinham na febre de optimismo que está a transformar o novel presidente americano no portador da solução última para os problemas do Planeta.

É ponto assente que Bush foi um mau presidente, trouxe mais discórdia do que paz e mais conflito do que harmonia. A Polónia, contudo, virou por completo à direita e abriu descaradamente as pernas à sua Administração numa posição de confronto diplomático1_miejsce_1m com a Rússia mas também na tentativa de angariar simpatias no seio da UE e da NATO. As recentes colocações ao lado da Geórgia aquando do conflito do Cáucaso e da Ucrânia na questão do gás fez com que Moscovo levantásse a voz e verberasse os antigos satélites da União Soviética. Varsóvia ignora os puxões de orelhas (e os alegados mísseis balísticos apontados desde Kalinegrado) e responde atrevida dizendo que "já não vos pertencemos". O amigo Bush garantia, supostamente, as costas quentes. Agora o senhor George W. retirou-se para o seu cantinho esquecido no Texas de onde nunca devia ter saído, o seu legado será um esquecimento global condizente com o obscuro período da História em que se traduziu o seu consulado.

E como fica a Polónia no meio disto? Tem a palavra o Grande Mestre, o Tempo. Entretanto repito com gosto a paráfrase do Presidente Chávez: Adiós, Señor Bush!

4 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa-lá!
São as tuas aventuras picantes que queremos saber! Nada de politiquices :)
Queremos mais conamore! mais acção!

Anónimo disse...

A ver vamos o que realmente ele vale. Os políticos em campanha têm muita lábia mas quando estão no poleiro vai-se a acção. De promessas está o mundo cheio e farto. Por mim é ver para crer.

Anónimo disse...

uá mãe até a BARAK ABAMA!
Já agora pede lá ai duas pá gente munine!!

Unknown disse...

Oh nuninho... k saudades k tenho tuas :)