segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Pedras Salgadas



Estes pedregulhos no meio da estrada não foram lá parar por acaso, são parte do programa polaco de diminuição de acidentes na estrada.

Os polacos a conduzir são autênticos kamikazes e não vou enumerar os casos de ultrapassagens pela direita e desrespeitos aos peões em passadeiras. Ao que parece, trata-se dum problema cultural pois se eu der prioridade aos peões nas passadeiras eles olham para mim muito desconfiados e barafustam para que eu avance. Assim, puseram calhaus na estrada para ver se os sacanas reduzem a velocidade. Escusado será dizer que volta e meia há com cada pazada nestas pedras que até ferve.

Outras curiosas regras rodoviárias polacas:

- Luzes permanentemente acesas, noite ou dia;

- Absoluta proibição dos peões atravessarem a estrada fora das passadeiras ou com o sinal vermelho sob pena de multa;

- Os autocarros têm sempre prioridade ao sair das paragens, não tendo que aguardar que lhe seja dada passagem mesmo que haja trânsito;

- Os trams (elétricos) têm primazia sobre qualquer outro transporte;

Sinceramente, quem aprender a conduzir em Varsóvia conseguirá conduzir em qualquer lado em quaisquer condições. Até comandar uma nave espacial!

1 comentário:

Geraldo Geraldes disse...

Uma chicane feita de calhaus. Aqui está, uma boa maneira de prevenção rodoviária, ao invés da treta de radares castradores do prazer de conduzir a mais de 50km nos tuneis do campo grande