sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Goodfellas

O Widzew Łódż é um dos clubes mais laureados do futebol polaco tenho ganho o campeonato nacional por 4 ocasiões e a Taça da Polónia entre 1985 e 1997. O Zagłębie Lubin é o campeão em título tendo no seu palmarés outra liga conquistada em 1991. Acabam de ser despromovidos à 2ª divisão por envolvimento em corrupção desportiva, nomeadamente aliciamento de árbitros para favorecimento nos jogos. Traduzindo em futebolês, vão descer à 2ª divisão qualquer que seja a sua classificação final sendo que, se terminarem em lugares de descida, poderão ser despromovidos ao 3º escalão do futebol polaco.

Já o Sosnowiec conheceu a mesma sentença ao fim das primeiras jornadas do campeonato, além de serem-lhes deduzidos 4 pontos; o Arka Gdynia foi punido da mesma forma na temporada passada e começou a 2ª liga com 5 pontos negativos; o Podbeskidzie (onde joga aquele guarda-redes de Merda) iniciou a 2ª liga com 6 pontos negativos; o Odra Opole foi penalizado em 10 pontos na 2ª divisão. Estas são consequências dum processo que iniciou-se em Novembro de 2007.

Em apenas 3 meses o Calciocaos foi resolvido com penas de despromoção à Juventus, "apenas" o clube mais popular de Itália. Fiorentina e Lázio, cada um destes com subtracção de pontos. A Vecchia Signora perdeu os títulos conquistados em 2005 e 2006, contudo o todo-poderoso AC Milan não ficou a rir-se da sorte bianconera pois foi punido com 15 pontos negativos além de levar um corte de 44 pontos nas contas do campeonato transacto. Nesse ano a Itália foi campeã do mundo, na Alemanha.

Por cá? O processo "Apito Dourado" vai bem, obrigado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Qualquer comparacao dos clubes e acontecimentos que descreves-te com o apito dourado e pura ficcao em Portugal nao se passa nada disso. Alias em Portugal o crime ainda compensa. Somos alias um paraiso para gansgters da bola. E a bola e apenas uma montra dos niveis de corrupcao presentes no nosso pais. Tenho dito