quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Boliiiiinhas!

Hoje é "Quinta-feira Gorda", dia de empaturrarmo-nos com doces e darmos cabo da saúde. A Tłusty Czwartek marca o final do Carnaval polaco e o início da Quaresma, período em que os fiéis são convidados a um período de constrição e jejum. Assim, Quinta-feira Gorda tem um significado de despedida às festas e desbundas e o povo aproveita para partir a corda ingerindo assombrosas quantidades de Pączki e Faworki. Mas assombrosas mesmo, tipo às 3 e 4 de cada vez!

O pączek é um equivalente à Bola de Berlim* mas sem ser polvilhado de açúcar, com recheio de morango, na maioria dos casos e coberto com caramelo de laranja. É um doce bem popular aqui na Polónia e vai sempre à mesa na hora do chá. Já tem tradição desde a Idade Média, terão sido os franceses a introduzir a especialidade por cá e foi sofrendo alterações até ao estado presente. É um bolo também muito apreciado na Alemanha, Rússia, Lituânia, Ucrânia e Dinamarca, além de ser fundamental nas comunidades polacas nos EUA, Canadá e junto dos judeus polacos em Israel. Há relatos de açorianos que trabalhavam na apanha da cana-de-açúcar no Hawaii (vê lá se os sacanas não foram espertos!) e levaram a tradição da malassada que, entretanto, derivou para o que se conhece. O Faworek parece uma fartura de massa muito tenrinha que desfaz-se na boca e foi o meu pequeno-almoço hoje. Não achei muita piada àquilo apesar de me terem enfiado uma punhada de bolos desses pela goela abaixo.

Eu ultrapassei a minha cota de açúcar diário. À hora do almoço já tinha quase meio quilo de faworki na pança e tratei da saúde a 3 pączki durante a tarde. Escusado será dizer que não posso ver sequer um pacote de sumo à frente.
Bof... viver neste país é cansativo.



* As "Bolas de Berlim" devem a sua designação ao seu nome em Alemão. Precisamente... Berliner :)

Sem comentários: