terça-feira, 29 de novembro de 2011

Em Carnide anda-se a comer muito queijo

Dérbi Pela primeira vez em muitos, muitos anos abanquei-me em frente à televisão com vontade de ver um dérbi, com confiança que íamos fazer boa figura, certo que o Leão ia ser dignificado. Assim foi, os sportinguistas podem dormir descansados que temos um grupo de profissionais, jogadores, treinadores e dirigentes, que encarnam os valores do Sporting. Bravos e abnegados, com uma estratégia e um pensamento seguro, os jogadores leoninos demonstraram capacidade para discutir o resultado em qualquer momento do jogo e isso é uma coisa que não se via na equipa do Sporting há muito temmpo. Atitude e personalidade, como tem de ser sempre.

É óbvio que não há motivos de festa porque perdemos e o conceito de "vitória moral" não colhe na minha conceção, um jogo de futebol é para ganhar nem que sejam as peladas que faço ao domingo, mas tenhoMemória curta a clara noção que não deixámos de ganhar por sortilégios da bola e não por gritante inferioridade psicológica ou défice de qualidade como acontecia num passado recente. A magana é que não quis nada conosco só entre Schaars, Elias e Capel contei quatro ou cinco flagrantes oportunidades de golo daquelas que, se concretizadas, podem mudar uma partida do dia para a noite. Não aproveitámos e o nosso adversário, mais experiente e mecanizado nos seus processos, aproveitou o nosso esbanjamento.

Por isso fica a imagem que temos um projetinho de equipa bem interessante e que sendo devidamente adubada e regada esta equipa do Sporting pode ainda dar que falar num futuro muito próximo a contrastar com a carestia exibicional que se arrastava pelos relvados portugueses há meio ano, oxalá lhes dêem tempo e sossego para se prepararem.

Memória curta 2A polémica? Sinceramente não percebi a historieta em torno da tal caixa de segurança uma vez que é uma estrutura que está em voga nos principais estádios europeus e o conceito em si parece-me positivo porque sei o que passam os adeptos sportinguistas visitantes em dia de dérbi e é precisamente por saber o que passam esses adeptos (empurrados à entrada, espremidos por uma porta minúscula onde cabe meia pessoa e comprimidos em espaços manifestamente insuficientes) que compreendo a reação deles que originou o fogo na bancada da Luz. Compreender não significa aplaudir, acho que aquilo não se faz seja na Luz ou noutro estádio qualquer, mas recordo que as vozes que agora criticam o comportamento de alguns fãs leoninos pertencem ao mesmo clube que aqueles que incendiaram cadeiras em Alvalade velho há umas épocas atrás, não têm direito nenhum em armar-se em virgens ofendidas. Isto de uma pessoa só notar as ramelas dos outros tem mais que se lhe diga, por essas e por outras deviam era ter tento na língua e vergonha na cara, não fizemos nada que nunca nos tivessem feito e nós nunca matámos ninguém.

3 comentários:

Tabuix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tabuix disse...

Boas,

Realmente este foi um derby que suscitou um elevado interesse aquando comparado com os dos últimos anos. Apesar de eu nao ter visto a contenda, divaguei as minhas palpebras pelos periódicos nos dias posteriores, e constatei que foi uma partida executada ao mais alto nível, e que o Sporting só saíu derrotado porque no final dos 90 min o Benfica tinha marcado um golo. É bom saber que ainda se conseguem partidas emocionantes, com incerteza no resultado, com níveis de agressividade e de extrema emoçao, que muito dificilmente hoje em dia se consegue ver no campeonato portugues, quando as equipas entram em campo com quase 22 estrangeiros!
Mas, parafraseando uma expressao que usaste, compreendo, mas nao quer dizer que concorde :), com a suposta "jaula".
No futebol moderno, conseguimos encontrar bastantes estádios com tal artefacto, mas sinceramente, e com mais de 3 décadas de idade, com 1001 jogos em cima das pernas, e notando a meteórica ascensao que o futebol portugues e as suas infra-estruturas tiveram (estádios do Euro 2004, clubes como o Águias da Areosa a terem campos de futebol e sintéticos do mais inovadores possível, etc), aliado ao suposto "acordo de cavalheiros" entre os presidentes das maiores equipas da capital, acho de todo inconcebível que se tenha tido a necessidade de "enjaular" qualquer adepto que fosse. Isto é um regredir no futebol! Nao fomenta de modo algum a rivalidade saudável!!
O resto dos acontecimentos, é lamentavel em qualquer parte do mundo...

Ryan disse...

Rede boa mesmo, só a que balançou com o golo do Javi. A que foi posta na bancada era desnecessária assim como a vingança do incêndio. Nada me espanta no meu país pois os noticiários do desporto só falam é de extra futebol em vez do desporto em si. Só mostra que há demasiados casos em vez de espetáculo. E nem falo do mau gosto de alguns adeptos de Avalade ao comentarem que o espectáculo final foi bonito. Como se isso fosse isso que deu o resultado final ao jogo. Mas enfim os incêndios físicos quer lá como na Luz são maus mas os piores são as reacções ao mesmo.