sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Voo LO16, uma história com final feliz

Boeing 767 No passado dia 1 de novembro um Boeing 767 das linhas aéreas polacas LOT efetuou uma aterragem insólita no aeroporto de Varsóvia. O avião com 220 passageiros proveniente de Newark, Nova Jérsia, nos Estados Unidos revelou problemas no sistema hidráulico dos trens de aterragem impedindo a utilização dos mesmos na manobra de aterragem e obrigando o comandante Tadeusz Wrona a recorrer a um expediente nunca antes tentado na pista do aeroporto Fryderyk Chopin: Uma aterragem sem rodas.

Tudo começou perto das 13:15, hora de Varsóvia, quando o piloto do voo LO16 comunicou à torre de controle a impossibilidade se fazer pousar a aeronave através dos métodos convencionais, uma aterragem prevista para as 16:00. Imediatamente o pessoal do aeroporto iniciou oRescaldo dispositivo de emergência e os procedimentos devidos. Enquanto o piloto sobrevoava Varsóvia em círculos e desfazia-se de combustível para reduzir o perigo de incêndio, as equipas de socorro e intervenção urgente preparavam-se para a situação, mais de 20 ambulâncias requisitadas, carros de bombeiros, dois caças F-16 foram enviados para escoltar o avião em apuros e assistir os seus tripulantes. Um preparado especial foi espalhado na pista do aeroporto para reduzir o impacto e o atrito da fuselagem com o asfalto. O avião abordou a pista em velocidade mínima e temeu-se o pior quando o motor de estibordo se incendiou durante a aterragem, muitos passageiros chegaram a despedir-se dos outros e da família por telefone ao assistirem à cena. Porém e graças à perícia do capitão Wrona o avião aterrou com o mínimo de solavancos e entregou todos os ocupantes do 767 perfeitamente sãos e salvos, um feito de destaque se recordarmos as imagens da manobra que tanta tensão e nervosismo causaram.

Tadeusz Wrona, o Chesley Sullenberger polaco, já foi aclamado herói nacional pelo sangue-frio e destreza com que encarou a emergência, facto confirmado pelos passageiros que elogiaram a tranquilidade que o comandante soube transmitir em todos os momentos e que foi também objeto dum agradecimento público por parte do Presidente da República Bronisław Komorowski. A Polónia prendeu a respiração por largos instantes mas celebra agora um episódio feliz na história da sua aviação comercial graças à competência de um dos seus pares, teria sido uma macabra coincidência a coisa correr mal no dia em que milhões de polacos aproveitavam o fim de semana prolongado para visitar os seus parentes... mortos.

Em baixo, um extrato da reportagem da BBC.

Sem comentários: