terça-feira, 8 de novembro de 2011

Legia Gol!

Quinta-feira à noite a Legia de Varsóvia derrotou o Rapid de Bucareste por 3-1 no Pepsi Arena garantindo a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, um feito para o clube e para o futebol polaco que não tem alegrado os seus adeptos no passado mais recente.

Legia Stadion A Legia tem uma massa de adeptos fiel e dedicada por vezes em demasia, os seus adeptos mais fanáticos concentram-se no topo norte do estádios e são responsáveis pela animação das bancadas através dos seus cânticos e coreografias que duram integralmente os 90 minutos desde o primeiro ao último apito do árbitro. A Żyleta (nome proveniente da bancada do antigo Wojska Polskiego que estes fãs costumavam ocupar e que ostentava um enorme cartaz da Gilette, advindo daí o nome) invova e contagia todo o estádio com ordens para que se levantem, que aplaudam, que cantem mais alto ou que pulem nos seus lugares. Os espetadores obedecem e criam um impressionante espetáculo de harmonia e precisão nas tribunas, é absolutamente incrível ver 30.000 pessoas na mesma coreografia, abraçados ao parceiro do lado, saltando e cantando em uníssono. Não é apenas a claque, é literalmente o estádio todo a cantar ou a erguer os cachecóis em tifo à voz de comando da Żyleta, a comunhão de sentimento e valores, um amor tremendo pelo clube que eu próprio testemunho com a regularidade possível como no caso de quinta.

Topo Norte Este fanatismo traz às vezes problemas à equipa, adeptos menos civilizados que causam rebuliços e distúrbios principalmente no estrangeiro - casos que poderão ser explicados por sociólogos e historiadores - mas que são inofensivos no seu reduto. Lá, um estádio moderno e perfeitamente seguro, eles defendem a sua dama como ninguém e durante todo o jogo proporcionam um apoio maciço aos seus joadores como não se vê (nem nunca se viu) em Portugal, quer a Legia marque quer sofra, quer ganhe quer não. Ver um jogo da Legia ao vivo no agora denominado Pepsi Arena é uma experiência que todo o adepto do futebol tem de presenciar, como ver um jogo na Bombonera, em Anfield Road ou no Fiyapı İnönü A qualidade técnico-tática do futebol pode não ser a melhor mas a paixão, a intensidade, a união entre adeptos e jogadores (que no final de cada vitória agradecem à claque trocando cânticos com eles) e a animação com que se participa no jogo é uma coisa digna de se ver in loco.

A Legia qualificou-se para a fase seguinte da Liga Europa e quase que foi o fim do mundo, nem consigo imaginar como será quando ganharem a Liga no seu campo.

1 comentário:

Ryan disse...

Apesar de ser Benfiquista mas acima de tudo adepto da selecçăo nacional nunca vi um jogo de futebol ao vivo a năo de escolőes regionais. Já visitei alguns Estádios do futebol Nacional Portugues, e năo só, mas quando puder ver algum jogo da selecçăo ou do Benfica na Luz passo para ver alguém contra o Legia (algum grande aqui da Polónia sem ser o Wisła porque isso é jogo da porrada)