segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O fim dum outono de tréguas

Outono 1 Este não é um artigo que consista na queixa e no choro porque a temperatura está a descer nem coisa que o valha, isto é apenas um desabafo de quem vê as tropas do General Inverno a aproximarem-se perigosamente do seu último reduto vendo os seus capitães Frio e Vento a comandar o pelotão. É importante frisar que o outono tem sido muito simpático e que não tem fustigado os polacos com invernias precoces nem com despejos de neve como em outonos pretéritos, um choque psicológico, quando regressei de Faro na primeira semana de outubro deixando o Algarve com 14º e vim encontrar o mercúrio da minha varanda abaixo de zero. Nada disso, nem um dia de chuva se registou após a minha reentrada este ano e não tenho como reclamar do pós-verão.

Mas vê-se já um pavimento de folhas caducas a dar o mote às condições climatéricas que se avizinham e a consequente irritação e neura, umOutono 3 estado de impertinência que se instala e demora a combater. Antevejo  as manhãs de despertares lentos e escuros com geada a cobrir os pára-brisas dos carros, ideias perras e difíceis de arrancar, tudo isso já está à porta de casa. É uma inevitabilidade da situação geográfica da Polónia, o clima temperado continental manda frio do grosso depois dos banhos atlânticos e não há como fugir com o rabo à seringa. Assim sobra-nos ir amadurecendo a ideia que o briol está a chegar e que a penumbra vai cair sobre o país a curto trecho, particularmente depois da mudança da hora, situação que encurta ainda mais o dia na questão das horas de claridade.

As noites estão mais frescas, o vento sente-se mais desagradável mas pronto, ainda não nevou e isso tem sido uma maravilha!

2 comentários:

juarez b. disse...

viu o idh desse ano? a polonia ultrapassou portugal!

39 Polónia 0,813
40 Lituânia 0,810
41 Portugal 0,809


o que está errado em portugal??????!?!?!

PM Misha disse...

juarez,

os governantes que são incompetentes e os eleitores que os elegem.
fora isso não há nada de errado q:)