- Os polacos se gabam de ser condutores formidáveis quando bloqueiam a faixa da esquerda a 10km/h e não respeitam nenhuma passadeira de peões?
- Eles abrem portas às senhoras, dão-lhes o lugar no autocarro mas nunca dão os "bons dias" no elevador?
- Juntam 700 e tal especiarias num guisado, atascam uma costeleta grelhada em molhos e desaprovam a cozinha portuguesa por ser muito gordurosa?
- Se forram e agasalham-se em outubro como se já fosse fevereiro e destapam-se em abril como se já fosse julho?
- A juntar, levam o ano inteiro a reclamar do tempo, que nunca mais chega o verão mas quando ele chega começam a dizer que faz calor demais?
-
Ainda o tempo, queixam-se do frio quando é para jogar à bola mas saltitam alegremente da cama às 4:00 da matina para apanhar cogumelos no meio da cacimba do bosque e passeiam tranquilamente o cãozinho à meia-noite quando estão -80ºC na rua?
Têm dificuldade em lidar com o imprevisto, a surpresa, a contingência e que quando o plano muda o polaco crasha e tem de fazer reboot? - Curtem aqueles sapatos com as pontas arrebitadas, irritantemente puxadas para cima, quase que dá para servir de abre-latas de barris de cerveja?
- Traduzem tudo quando falam outra língua, nomes inclusivé: "I talked with Kate and she said she's going out with Margret and Agnes tonight" não podendo deixar de achar interessante perguntar como traduzem nomes tipo Przemysław ou Zbigniew?
- Criticam ferozmente os países vizinhos que violam os direitos humanos mas são incapazes de respeitar os mais básicos direitos do consumidor?
- Eles são geralmente feios, elas são geralmente muito bonitas?
- Conseguiram fabricar batatas fritas com sabor a lima e pimento... que até se comem bem?
A saga dum filho de Faro na Polónia (em Bielany, no norte de Varsóvia) - desde 2007
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Porque é que…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Este post dava pano para muita manga.
Por acaso com esta coisa dos nomes ate os entendo para facilitar a vida a muita gente mas pelo que me toca raramente vejo casos em que eles usam o nome correspondente ao deles em Ingles. Olha o mais irritante acaba por ser o respeito pelo consumidor. Por cá isso năo existe. Compreendo ainda sopram umas réstias de um vento de outros tempos. Vai demorar um pouco a mudar mas tem de ir lá.
Ah.. os sapatos vem da caverna do Ali Baba.
Adoreeei esse post e ando me fazendo muitas dessas perguntas com apenas 1 mes morando em Lodz!
Sinto falta do "bom dia"...de pessoas simpaticas!
Nao entendo pq tanto agasalho se eu, que morei a vida toda no Brasil, ainda nao sinto frio pra tanto...
Tambem nao entendo os passeios noturnos com os caes..
So discordo quanto a beleza das polacas...sao poucas as belas qvi por aqui!!
Enviar um comentário