sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Por falar em frio…

A leste, nada de novo. Seja com neve ou com chuva, ao sol ou de noite a vergonha continua.

Desta vez o alvo é Sousa Cintra, um sportinguista que construíu o melhor plantel do Sporting de que há memória. Um presidente que trouxe para o clube “activos” como Valckx, Balakov, Naybet, Marco Aurélio, Juskowiak e que os aliou aos bem portugueses Cadete, Paulo Torres, Figo, Nélson, Peixe, Oceano, Paulo Sousa, Capucho e Pacheco para formar uma equipa de futebol que empolgava os adeptos, mobilizava-os para os estádios e entretia a massa associativa. O Sporting de hoje é um clube falido financeira, desportiva e ideologicamente. O Sporting não entretem, não diverte, não dá prazer. Sentar-se em frente da televisão para assistir a um jogo do Sporting é um ato de masoquismo, de penitência, um gesto que só se faz porque se acredita que o Clube é maior do que as pessoas que o gerem. Ninguém vai a Alvalade convencido que irá assistir a um bom jogo de futebol, a uma boa prestação da sua equipa (a não ser que seja adepto da equipa visitante) ou a uma boa exibição dos jogadores sportinguistas. Já não há ninguém que acredite neste Sporting, nos seus talentos nem em nenhum dos componentes da estrutura do futebol.

Coelhinho O Sporting acabou como o conhecíamos, como eu e os meus colegas de Liceu o conheceram. Aquele Sporting vivo e vibrante faleceu, aquele Sporting que entusiasmava, que nos fazia acreditar sempre mesmo depois da derrota já não existe e reside apenas na memória dos que retêm a imagem duma equipa que nos fazia sonhar, um Sporting alegre que nos fazia poupar o dinheiro do lanche durante um mês para os bilhetes do comboio e do dérbi. Ver um jogo do Sporting presentemente, para mim, é sofrer, é como assistir a um filme de terror, como se me arrancassem as unhas e barrassem a ponta dos dedos com sal a seguir, é uma tortura, um aperto que dá no coração. Dá vontade de chorar, de mudar de canal, de passar a ferro.

Não me venham com a conversa demagógica que os verdadeiros sportinguistas estão com a equipa pois quando os verdadeiros sportinguistas se pronunciam são vexados com a ameaça de uns quaisquer “papéis”. Mais vale fazer como a Fiorentina, acabar e começar de novo, de fresco, sem vícios mas com verdadeiros sportinguistas no leme.

Tens razão, Zé. Isto é uma palhaçada!

2 comentários:

Claudio Hideki Kurahayashi disse...

Não se entristeça com a situação do Sporting. Pelo que eu pesquisei na internet, situação pior do que o meu time (Botafogo-Rio de Janeiro) definitivamente não está...
Este meu time, sim, é quem costumo chamar de "sem vergonha".

Dylan disse...

Finalmente uma opinião de um verdadeiro sportinguista que larga a mentalidade anti-benfiquista que se vive dentro do SCP!