terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dona Polónia e os Seus Vizinhos, vol. 2 - Bielorrússia

Sempre achei curiosa a excitação com que cada polaco fala da situação da Bielorrússia, a cólera que o tema inspira, a raiva interior que vem ao de cima quando se fala do país mas uma raiva que não é direcionada contra o povo bielorrusso. Afinal o que se passa com a Bielorrússia que tanto incomoda os polacos?

BielorrússiaA Bielorrússia é um país situado a leste da fronteira de 418km que partilha com a Polónia e tem como curiosidade ser o maior país europeu sem costa marítima, é 1,5 vezes mais pequeno que a terra de João Paulo II, tem quatro vezes menos habitantes e difere também no tipo de Governo exercido – em oposição à República Parlamentarista da Polónia vigora uma República Presidencialista na qual Aleksander Lukashenko quer, manda e pode. Aqui reside a incomodidade que todos os polacos sentem ao abordar o tema Bielorrússia porque Lukashenko é uma figura abominada a ocidente de Brest devido à sua política de aproximação ao Kremlin com o fim de criar uma comunidade de cooperação política e estratégica à imagem da extinta CEI, coisa que naturalmente perturba Varsóvia, e é frequentemente acusado de perseguição e repressão permanentes contra os seus opositores e de privar o povo bielorrusso de liberdade. De facto a Bielorrússia é o último país comunista da Europa e mantém um conceito débil de democracia sobre a sua população com a mão de ferro de Lukashenko a controlar a internet (os proprietário de cibercafés têm de reportar à polícia o acesso a sítios de contestação ao regime ou antigovernamentais), a economia local e a ditar a norma pelo qual o País se orienta desde a sua independência em 1991.

Na Polónia são comuns as manifestações de apoio ao subjugado (no entendimento polaco) povo irmão bielorrusso, a Polónia interpreta o papel do irmão mais velho que se libertou do pai tirano, pulou a cerca e emigrou para a ilha do capitalismo próspero e da liberdade enquanto aAleksander Lukashenko coitada Bielorrússia ainda pena às mãos dum tio (Lukashenko) ainda pior do que o pai (Moscovo). Há concertos anuais sob o tema “Solidariedade com a Bielorrússia” que se realizam no fim do inverno nos quais participam músicos de ambos os países e onde individualidades polacas e bielorrussas discursam apelando à comunidade internacional que olhem para o problema da violação dos direitos humanos e da falta de liberdade naquele país. A Polónia lança constantes apelos à condenação do regime de Lukashenko que apelida de “ditadura” e não perde uma oportunidade para demonstrar o total repúdio pelo Governo de Minsk como prova a manifestação realizada ontem frente à embaixada da Bielorrússia em Varsóvia em protesto contra a brutal reação da força policial da capital bielorrussa que carregou violentamente sobre os opositores de Lukashenko para os dissuadir de contestarem os resultados das eleições presidenciais do último domingo, as quais ganhou com quase 80% dos votos.

Aleksander Lukashenko exibiu a sua inflexibilidade que patenteia há 16 anos, desde que assumiu o poder, com a ordem de prisão de sete dos seus nove adversários na última corrida ao Palácio Presidencial junto com quase 600 manifestantes. A Polónia pede sanções contra Minsk e todos os polacos olham com pena para os seus ex-companheiros de desgraça soviética sem nada poder fazer a não ser sensibilizar o resto do mundo para a situação em que a Bielorrússia se encontra. Os bielorrussos, entalados entre a opressão do regime e a inexistência de perspetivas melhores, tentam levar a coisa como podem fazendo alusões engraçadas aos tempos de mudança que tanto anseiam e vão dizendo como no cartaz abaixo que “é tempo de mudar o pneu careca”, subtil analogia à mudança de pneus obrigatória nos países do leste europeu por alturas do inverno e a calvície do seu “líder não querido”. Ao menos são espirituosos, os bielorrussos. É o que lhes vai valendo.

Pneus carecas

PS – Tenho um plano de um dia ir a Minsk só com o John. Se não aparecer a boiar no rio Svislach prometo contar as minhas impressões.

2 comentários:

AFC disse...

O interesse é tanto que até existe um canal de televisão apoiado pelos polacos

http://thenews.pl/international/artykul145283_belsat-tv-celebrates-third-anniversary.html

Fernando Pires disse...

Um amigo meu visitou o país em Julho.
Escreveu um pouco (muito pouco) num blog sobre a sua viagem:

http://tiagonolesteeuropeu.blogspot.com/2010/07/bielorrussia.html

Escreveu ainda mais 4 ou 5 posts.

Pagou 120€ pelo visto. E pelo que ele disse foi um processo bem complicado.