quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mudar para melhor

Cartaz Śródmieście O Município de Varsóvia anunciou um ambicioso plano de limpeza da cidade, concretamente a proibição de afixação de cartazes publicitários gigantescos. É uma situação que se verifica em muitos bairros da cidade, nomeadamente no Centro e nas avenidas mais concorridas da Capital, em que podemos ver painéis a cobrir fachadas de prédios inteiras. O Poder Local chegou à conclusão que era tempo de lavar a cara à cidade e começou a tratar disso, primeiro com a demolição dos mamarrachos que estavam à frente do Palácio da Cultura – dois supermercados completamente deslocados do contexto paisagístico que tapavam a fronte do edifício - e agora com a remoção dos mencionados cartazes.

A população está contente com a decisão pois prefere ter a cidade visível do que tê-la escondida atrás de anúncios publicitários que têm pouco de polaco, parece uma tentativa de devolver a cidade aos cidadãos após osCartaz Rotunda tempos de construção selvática que criou algumas cisões na traça arquitetónica de Varsóvia. O problema de Varsóvia sempre foi alguma falta de identidade própria, em comparação com outras grandes cidades polacas como Łódż ou Cracóvia, devido às marcas que a II Guerra Mundial deixou – uma cidade completamente arrasada que teve de importar habitantes de diferentes pontos do país que não tinham qualquer tipo de sentimento pela terra. Agora Varsóvia tem varsovianos puros e começa a afirmar-se como cidade de alguém, com sentimentos, símbolos e alma própria. A remoção dos cartazes afigura-se como um primeiro passo nesse sentido.

3 comentários:

João Mineiro disse...

Vivas,

sou um leitor assíduo do blog, que encontrei por acidente dado algum conhecimento que tenho da Polónia.

Sendo também um Sportinguista ferrenho, vinha perguntar se o pessoal do Sporting na Polónia não se vai organizar para ir a Kwidzyn ver o andebol?

Abraço e Saudações Leoninas !

PM Misha disse...

Não sei se vão, dá um salto a sportingpoland.com e pergunta. Eles falam inglês e podem ajudar-te.

Pessoalmente não vou ao jogo porque já tenho planos para esse dia mas se precisares de indicações dá um toque q:)

Gabi disse...

Não sei se lembra de mim, mas sou sua leitora do Brasil, que volta e meia passa por aqui...
Em São Paulo passou a vigorar, ja tem alguns anos, uma lei semelhante..e fez muito bem para a cidade! No início, os comerciantes se revoltaram, e houve muita polemica..mas é fato que são paulo não é muito bonita, e pelo menos, passou a ser mais limpa!