Na Polónia existia a “Dobranocka”, algo como “boa-noitezinha”, com o mesmo espírito: Mandar os putos para a cama. No tempo da PRL (República Popular da Polónia) e durantes alguns anos de democracia não havia Vitinho nem Patinhos, o protagonista era um bicho estranho e feio chamado Diabeł Piszczalka e a diferença entre a mensagem polaca e a intenção portuguesa é como o leitor pode constatar através dos exemplos que deixo aqui à disposição.
A saga dum filho de Faro na Polónia (em Bielany, no norte de Varsóvia) - desde 2007
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Meninos, Vitinhos, Patinhos… e o Diabo!
Nos anos 90 foram “Os Patinhos” , na década de 80 era “O Vitinho” e no meu tempo tínhamos os “Meninos Rabinos” ainda a preto e branco. Estas eram as curtas filmagens que a televisão portuguesa passava depois do telejornal para mandar os miúdos para a cama, uns com mais piada do que outros, mensagens mais diretas ou mais subliminares mas sempre ternurentas e simpáticas. Os petizes viam os desenhos, lavavam a dentola, fazíam o xixi da ordem e abalavam para a caminha pensando nos dias em que poderiam finalmente ficar acordados mais tempo como os adultos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
se vcs entenderem portugues e lerem os comentarios no link do video, vao dar mta risada !!! hahahahha
quis dizer se vcs entenderem POLONES ;)
Porra... estava a pensar em mostrar isto ao meu puto de quatro anos mas mudei de ideias! lol Parece um macaco carbonizado ou o carai...
Enviar um comentário