quarta-feira, 19 de maio de 2010

Meninos, Vitinhos, Patinhos… e o Diabo!

Nos anos 90 foram “Os Patinhos” , na década de 80 era “O Vitinho” e no meu tempo tínhamos os “Meninos Rabinos” ainda a preto e branco. Estas eram as curtas filmagens que a televisão portuguesa passava depois do telejornal para mandar os miúdos para a cama, uns com mais piada do que outros, mensagens mais diretas ou mais subliminares mas sempre ternurentas e simpáticas. Os petizes viam os desenhos, lavavam a dentola, fazíam o xixi da ordem e abalavam para a caminha pensando nos dias em que poderiam finalmente ficar acordados mais tempo como os adultos.

Diabel Piszczalka Na Polónia existia a “Dobranocka”, algo como “boa-noitezinha”, com o mesmo espírito: Mandar os putos para a cama. No tempo da PRL (República Popular da Polónia) e durantes alguns anos de democracia não havia Vitinho nem Patinhos, o protagonista era um bicho estranho e feio chamado Diabeł Piszczalka e a diferença entre a mensagem polaca e a intenção portuguesa é como o leitor pode constatar através dos exemplos que deixo aqui à disposição.

Em Portugal cantavam-se cantigas infantis, uma recado simpático para dizer que estava na hora de ir dormir. As crianças gostavam de ver esses curtos programas (eu curtia o “São horas, Meninos” e o meu irmão cantava sempre a música do “Vitinho” antes de vestir o pijama) e iam dormir descansadinhas. Na Polónia, o Diabeł Piszczalka era desajeitado, só fazia asneiras e assustava as crianças com um garfo de dois dentes. Uma forma algo insólita de enviar meninos para um quarto e dormir mas que tem uma certa lógica se percebermos o regime austero que dominava o país naquela altura. Não sei se havia uma relação entre a corrente ideológica e o Diabeł Piszczalka mas eu nunca me lembraria de meter o Diabo da Tasmânia, por exemplo, babando-se e fugindo atrás de moços pequenos antes de mandá-los para a cama.

4 comentários:

Anónimo disse...

se vcs entenderem portugues e lerem os comentarios no link do video, vao dar mta risada !!! hahahahha

Anónimo disse...

quis dizer se vcs entenderem POLONES ;)

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo disse...

Porra... estava a pensar em mostrar isto ao meu puto de quatro anos mas mudei de ideias! lol Parece um macaco carbonizado ou o carai...