sábado, 22 de maio de 2010

Polónia Submersa

Wisła em Powisłe Uma grave cheia tem assolado o sul da Polónia em consequência da copiosa chuva que caiu durante a semana, cheia que já levou a nove vítimas mortais milhares de evacuações e prejuízos que ascendem a dois mil milhões de euros. A cidade de Cracóvia foi grandemente afetada pela precipitação devido à subida do caudal do rio Vístula e todas as zonas ribeirinhas sofreram do mesmo mal, principalmente na zona de Sandomierz, perto de Kielce, tendo sido registadas tentativas desesperadas de agricultores em salvar o seu gado. A chuva não deu tréguas durante dias e fez crescer os receios duma inundação em grande escala em Varsóvia.

Wisła em Solec Na capital, foram tomadas medidas de prevenção como a formação de diques de sacos de areia durante a noite de quarta-feira acautelando a vaga de água que vinha de sul (o Vístula corre de sul para norte) e que iria atingir Varsóvia durante o dia de anteontem. O povo curioso acorreu às zonas próximas do rio na tentativa de observar os trabalhos e o volume do Vístula, um caudal extraordinariamente grande e veloz que é consequência das maiores cheias dos últimos 160 anos. De facto Vístula está furioso, criou inclusivamente uma onda no seu leito e carrega consigo restos da destruição que o sul do país sofreu. Troncos de árvores, pedaços de cais construídos em madeira, vestígios de paliçadas entre outros detritos viajaram por Varsóvia a caminho do Báltico enquanto os animais do Jardim Zoológico de Varsóvia eram transportados para pontos mais elevados da infra-estrutura. Em Praga, na margem Leste, só as copas das árvores de mantêm a descoberto e muitos habitantes de Stara Praga e Saska Kępa já sentem o chapinhar da água nas suas caves e na margem ocidental o passeio ciclista onde asWisła na Trasa Łazienkowska bicicletas podiam viajar entre Żoliborz e o estádio da Legia foi engolido. A superfície da água e o tabuleiro da ponte Świętokrzyska davam a ideia de estarem separados por um palmo. Apesar das romarias de milhares de cidadãos às pontes e margens do rio para testemunharem a ocorrência, o medo de uma situação muito complicada pairou nos céus de Varsóvia mas as águas do Vístula portaram-se bem e as ações de precaução tomadas pelo município foram suficientes para causar danos maiores ainda que a água tenha feito cócegas à Wislostrada, a avenida marginal de Varsóvia. O desfile fluvial segue agora em direção a cidades como Płock, Toruń e Bydgoszcz até desaguar em Gdańsk no mar Báltico.

Com a diminuição da precipitação espera-se também uma descida do nível do rio nos próximos dias ainda que o regresso à normalidade esteja adiado para muitos varsovianos.

3 comentários:

Nuno disse...

Isto não tem nada a haver com o post,mas acho que é importante para ti.


http://faroparaacoisa.blogspot.com/2010/05/farense-abre-as-portas-do-s-luis.html

Abraço

Joao Conde disse...

Olá Nuno, tudo bem? Pois, o teu post vem de encontro ás notícias que a minha namorada me tinha dado. Ela tem estado de visita à família na Polónia, indo de Varsóvia a Wroclaw, passando por Suwalki e tem apanhado um tempo terrivel. Para ela passageiro e para vocês... Esperança que o verão chegue o mais depressa possível. Abraço

P.S. - Já te andava para te perguntar há algum tempo: tu conheces alguém de Estoi? Rafael Madeira diz-te alguma coisa?

PM Misha disse...

João Conde,

Poucas vezes fui a Estói e esse nome não me é familiar, lamento.

De Suwałki a Wrocław há um país pelo meio, devem ser alguns 700 km sofridos, não se deve fazer a viagem em menos de 8 horas! O tempo aqui melhorou, já não chove há 2 dias e temos a convicção de que o Vístula vai mesmo baixar. Infelizmente o mal foi feito mais a sul, esperemos que não haja mais estragos a norte.