quarta-feira, 13 de maio de 2009

O teu pai é careca?

Primavera, na Polónia, nem sempre é sinónimo de boa disposição e alegria. Para alguns, a primavera é sinal de grandes tormentas e maus bocados devido aos pólens que pairam no ar seco e que dão cabo da vida aos mais propensos a alergias. Há muitas poeiras no ar de Varsóvia, em grande parte causadas pelas inúmeras obras que se encontram um pouco por todos os cantos da cidade. A falta de chuva não limpa a atmosfera e o pó que flutua está carregado de partículas fatais para quem sofre de problemas respiratórios. É o tempo das lágrimas, das corizas e espirros, dos lenços de papel, dos bálsamos para a pele do nariz.

Dente-de-Leao O Dente-de-Leão que aqui exibo tem muitas propriedades terapêuticas mas também é a grande responsável pela aflição de milhares de polacos, as suas frágeis sementes desprendem-se da sua base à passagem duma brisa mais rija e voam doidas no céu de Varsóvia. Às vezes estas petalazinhas juntam-se às poeiras e formam-se novelos que são o pesadelo dos mais sensíveis a afeções respiratórias. Já presenciei uma crise alérgica causada numa amiga pelos pólens que refiro e o espetáculo não foi nada agradável, a Gosia espirrou uma dezena de vezes seguida, quase que deixou de respirar e os olhos jorravam lágrimas sem parar. Também já vi dias em que a atmosfera está impressionantemente carregada destes grossos novelos, quais flocos de neve que ficam suspensos no ar à espera de serem respirados por algum mais incauto.

Felizmente não tenho dessas comichões e posso passear tranquilamente  entre a "neve de primavera" que Wilanówassola Varsóvia, a mesma sorte não têm alguns dos meus amigos e muitos habitantes da cidade que nesta altura  não ganham para os lenços de papel. Se vem visitar Varsóvia e se tem problemas de alergia talvez não seja má ideia fazer-se acompanhar duma máscara para a Gripe A, não porque haja risco de ser contaminado com o vírus da doença mas para filtrar o ar carregado da capital polaca porque este ar não é para todos. Aliás, assim como a própria cidade.

1 comentário:

Gonçalo Franco disse...

Bom, começo a invejar este blogue de tão completo que é!
No entanto, devo dizer que, de um modo geral, a primavera deixa os Varsovianos todos malucos... os parques estão cheios de gente, e as pessoas, pelo menos as pessoas à minha volta, andam doidas com o sol. Aliás sol esse que deixa os portugueses confusos... ligo para Portugal e ficam todos muito espantados porque o tempo aqui tem estado melhor que lá... Como se estivesse sempre a nevar na Polónia e 15 graus negativos. Uma coisa engraçada de se acrescentar é o facto de os polacos serem doidos pelo tempo... seguem como se fosse um desafio de futebol e até existe um canal exclusivo só para a meteorologia. Adoram!