terça-feira, 25 de novembro de 2008

Rufam os tambores ao longe

Voltam a pairar nuvens negras na Europa Central após o incidente verificado na Geórgia. A comitiva do presidente da Polónia Lech Kaczyński foi atingida a tiro ao passar junto da Ossétia, quando regressava a Tbilissi depois duma incursão pelo interior daquela república do Cáucaso.

O presidente da Geórgia Mikhail Saakashvili comemorava o 5º aniversário da Revolução que o guindou ao Poder e, sofrido o ataque, informou o seu homólogo polaco da presença de tropas russas estacionadas naquelas posições fazendo postos de controlee a suspeita de fogo russo sob o comboio presidencial surgiram de imediato. É inevitável recordar as tensões criadas entre Moscovo e Varsóvia aquando da intenção da Polónia em querer instalar um 610x escudo americano anti-mísseis  e do frontal apoio que o presidente polaco prestou ao congénere georgiano durante o conflito de Agosto.

As recentes afirmações de Medvedev ao declarar Mikhail Saakashvili como "um cadáver político" contrariam as idéias que se tinham criado duma apaziguação no Cáucaso, os ânimos estão aparentemente bem exaltados e a chuva de chumbo que Kaczyński sofreu são prova de que a paz está longe. Por seu turno, polacos e georgianos apontam claramente a Rússia como responsável por este incidente ao assinalarem que os soldados envolvidos no tiroteio "falavam russo", língua que os ossetas também falam. Para além da versão oficial, há uma outra. Os tiros, de acordo com esta segunda versão, terão sido disparados para o ar, por milícias ossetas.

Do que não restam dúvidas é da acção de pressão psicológica constante que o Kremlin faz sobre os países do seu antigo quintal, Polónia incluída.

2 comentários:

Geraldo Geraldes disse...

Bolas, já não bastam os polacos, georgianos, lituanos, também agora já há portugueses a insinuar que os russos são sempre uns mauzões. Decerto que aqueles tiritos na Geórgia foram um incidentezito sem nenhum significado e sem influência nenhuma russa.
Era só o que me faltava era dizerem que por haver alguém mal-comportado nalgum canto do mundo a falar português, a usar palavras como "marafado", se podesse logo concluir que era português :)

PM Misha disse...

não disse que os russos são maus, eles até têm razão em estarem fodidos com os georgianos na questão da ossétia.

mas se estiveres num wisła-legia e levares uma pedrada da bancada branca, quem julgas que a lançou?