quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Propósito de pastéis de nata - 2

Natas! There are some, but only a few. Orląt Lwowskich, it's in Warsaw but Ursus, quite far away.

Podem tirar o cavalinho da chuva, já quase não há mais pastéis de nata na Polónia.

De acordo com uma informação colhida de fonte interna da Biedronka, os pastéis de nata foram postos à venda apenas em algumas lojas da cidade de Varsóvia por algumas semanas para aquilatar da rotação do produto. Como eu deduzi anteriormente, a introdução do produto na capital polaca serviu apenas de tubo de ensaio para calcular a aceitação no mercado de Varsóvia. Os pastéis de nata foram marcados a 6.00 pln numa primeira fase tendo o seu preço caído para 2.99 devido à escassa procura.

Partindo do princípio que muitos dos portugueses residentes em Varsóvia / Polónia (só) tiveram conhecimento da existência dos pastéis de nata através deste blogue e considerando que eu comprei-os ao preço de saldo, conclui-se que eu vim a saber tarde da existência dos mesmos, vocês vieram a saber tarde porque eu tarde divulguei a notícia, os pastéis andaram semanas a fio nos congeladores da Biedronka e ninguém soube disso a não ser os desconhecedores polacos. É razoável pensar-se que cada um de nós compraria pelos menos umas 4 (ou 5) caixas por mês, se eu contar apenas com as pessoas que sei que decididamente as comprariam temos que, pelo menos, 60 / 70 caixas seriam vendidas ao fim de 30 dias. Já seria uma boa rotação, se calhar a suficiente para manter o produto no mercado.

Assim, porque ninguém veio a saber de nada, os pastéis irão desaparecer quando forem vendidos os últimos existentes em remotas lojas de Ursus. Em vez do Vinho do Porto de chacha que ocupa as prateleiras do supermercado, porque não trazem os belos dos pastéis para cá? Isso sim, tem qualidade, a malta compra de certeza e até há clientes interessados em Cracóvia e Lodz, por exemplo.

Há a remota hipótese de que a acção venha a ser repetida, eu proponho uma petição ou uma greve de fome à porta da Jerónimo Martins para que o regresso dos "portugalskie babeczki" aos frigoríficos da Biedronka seja uma realidade.

4 comentários:

João Tavares disse...

Que triste noticia... Realmente esses pasteis de nata fariam a vida mais feliz a muitos Portugueses residentes na Polónia... Talvez com uma petição ou uma enchente de email's para a JM e exigir que voltem a ser recolocados os maravilhosos pasteis de nata que fariam as delicias de muitos Portugueses e certamente de alguns Polacos...

Alguém mais tem ideias?

Anónimo disse...

E eu que queria tanto exibir a doçaria nacional à minha família Polaca. Vou ter de ser eu a tentar fazer alguma coisa. Ao menos aprendo, penso eu de que.
Mas esses tipos da JM devem pensar que a Polónia é Warsóvia o resto é paisagem... acordem pá ponham os pastéis no mercado que o pessoal vai dar-lhes solução... carago---

Ricardo disse...

Um emailzito para a central da Biedronka em Varsóvia talvez surtisse algum efeito. Não me ofereço como voluntário para escrever polaco. :)

Pena pelos "portugalski babeczki" lololol

bruno claudio disse...

os mails para a biendronka só mesmo para fazer passar a mensagem de que o investimento portuga na polonia é vergonho e nada prestigioso para portugal. este jeronimo martins de certeza que é benfiquista. quantos aos pasteis de nata, tenho mais saudades de um peixinho fresquinho, de um berbigao, mexilhao ou navalheiras.