sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O cúmulo da fundura

04112008 Pronto, já parvejou. Saí à rua confiante numa benessezinha que poderia haver mas não tive sorte nenhuma, já tá briol e não é pouco.

As férias que o clima continental deu a Varsóvia já terminaram e as frentes frias vieram recordar os habitantes desta cidade que é tempo de ligarem o aquecimento central e vestirem mais uma camada de roupa antes de saírem de casa. Os termómetros acusam misérias de 4º e 6ºC que seriam até suportáveis se não fosse a brisa malvada que insiste em golpear-me os lábios e a pele das mãos. Eu que não curto nada capotes e agasalhos terei de considerar a luva de lã e o cachecol para ir ganhando hábito ao frio.

03112008(001)O arrefecimento súbito dá cabo da moleirinha das pessoas, os meus amigos portugueses barafustam e gemem pragas ao mau tempo. Outros conformam-se e confortam-se com mais uns trapos em cima do pelo e há mesmo aqueles que não conseguem funcionar nestes tempos de frio escuro, começando a ter curto-circuitos nos fusíveis. Uma boa prova da vacuidade mental que os assalta é o diálogo que se passou entre meus colegas de trabalho.

Ele: - [A cumprimentar alguém que passou no corredor] Boa tarde!

Ela: - [A ratar nervosamente as unhas] Quê?

- Nada, estava só a cumprimentar um gajo que passou no corredor.

- [A enrolar o cabelo] O Bonga? Quê?

Tá tudo esmifrado e ainda vamos a meio do Outono, este ano vamos bater no fundo.

4 comentários:

Ricardo disse...

Aqui em Łódź igual. Ontem fui feito herói passear a cadela tendo vestido apenas uma t-shirt e uma camisola, quando fui ao terreno onde o animal arreia o calhau até me vieram as lágrimas aos olhos, não com o cheiro da bosta de cão, mas sim com o vento gélido.

Geraldo Geraldes disse...

Batendo na mesma tecla, em Portugal rapa-se mais frio que na polónia. E mais nada. Portanto, deixai-vos de meninices que vós podeis andar de calções dentro de casa.
Ps: Shor Ricardo, usar uma camisola na Polónia??? Então já tens 5 anos disso e ainda fazes um erro de palmatória desses? Blusões, casacos, sobretudos por cima de uma t-shirt está bem para Novembro na Polónia. Agora uma camisola? Francamente pah...

Ricardo disse...

Errr... excesso de optimismo? O que vale é que não me constipei, talvez tenha ajudado a "piwo" que bebi durante o jantar...

bruno claudio disse...

tem feito fresquinho, mas na tuga um gajo rapa muito mais frio, e interessante para quem nao sabe, portugal é o país da UE onde a taxa de mortalidade derivada do frio é maior..
isto tem uma explicaçao muito obvia, qualquer mitra portugues pensa que é trolha e que construir uma casa é como emborcar minis na tasca e ver o porto a seguir em frente na taça !!!

curioso é o facto de que aos domingos há sempre sol em varsovia, brilhante.