terça-feira, 11 de novembro de 2008

...que no tempo nos trará saudade duma página bela da história...

Quem é do Farense tem de se sentir de luto, morreu o Mané.

Manuel Ferreira Lins tinha 44 anos, 6 deles passados a defender as cores do SC Farense onde foi protagonista do episódio de ouro da nossa história - a final da Taça de Portugal 1989/1990. Mané marcou o 2º golo da vitória por 2-1 na meia-final contra o Belenenses. Eu e uma mole de gente fomos à Praça de Tânger recebê-lo e aos nossos heróis nessa madrugada de 5ª-feira, carregámo-lo ao colo enquanto ele agradecia em lágrimas, talvez pagando as lágrimas que derramei comovido no Liceu ao ouvir o relato das incidências desse jogo no Restelo.

Anos mais tarde cruzei-me com ele nos relvados do Algarve, jogava eu no maneCampinense e ele no Padernense e fomos apadrinhar a apresentação da sua equipa em Paderne, eles na 3ª divisão e nós na 1ª distrital. A meio da 1ª parte há um penalti para o Paderne, Mané para cobrar. Eu pego na bola, entrego-a em mão e para tentar desestabilizá-lo entro em conversa com ele.
"Mané, vamos lá ver se eu ainda me lembro para onde atiravas os penaltis quando jogavas no meu Farense". Ele sorriu e respondeu: "vamo lá, goleiro". Ele atirou para o mesmo sítio de sempre e eu estava lá para defender. No fim da jogada Mané passou por mim e cumprimentou-me de polegar no ar: "valeu, cara!"

Posso dizer que defendi um penalti do Mané, jogador que pisou o Jamor e que acabou de assinar pela selecção do Céu. Descansa em paz, Campeáo, porque há muito que ganhaste o teu lugar no plantel eterno do Farense.

PS - Por imperdoável lapso de memória, não referi que o Mané foi um dos responsáveis por uma das maiores atracções da Praia de Faro. Falo das jogatanas de futevolei / peitada disputadas em frente ao spot do Fava, desporto que este nosso amigo trouxe para a nossa praia e que tão simpaticamente nos ensinou a praticar. Obrigado pelo lembrete, Cartaxinho.

9 comentários:

Anónimo disse...

Um grande obrigado ao mané pelo que fez pelo nosso farense e tbm pela cidade de faro.
Que descanse em paz
Ass. Romboni O BARBAS

SamM disse...

O Farense ficou mais pobre... Descansa em paz Campeão.

Paulo Correia disse...

uma perda irreparável...aproveito para te dar os parabens pelo teu excelente blogue

abraço com amizade
paulo "jula"

Paulo Correia disse...

uma perda irreparável...aproveito para te dar os parabens pelo teu excelente blogue

abraço com amizade
paulo "jula"

Anónimo disse...

É por estas e por outras que a vida n vale .... nada ... Mané ... descansa em paz ...

merx

Anónimo disse...

Apesar de ter sido um pequeno grande jogador do nosso farense e de outros clubes algarvios sempre com grande profissionalismo,tambem foi um dos pioneiros do futvolei na praia de faro onde nos ensinou a jogar e a divertir em muitas tardes de verao na rede do ze maria.(o cara era mesmo bom de bola)
OBRIGADO POR TUDO FICA COM DEUS MANÉ..

Anónimo disse...

ATE SEMPRE MANÉ!!!

Pedro CARREGA

PM Misha disse...

cartaxinho, tens razão. esqueci-me que foi ele quem implementou a peitada à do zé maria. ensinou-nos a jogar futevólei, até nisso ele foi humilde.

humilde como todos os verdadeiros campeões.

Anónimo disse...

Entretanto é melhor preparares-te para o inverno. Vai começar a cair neve como nunca aí por esses lados...