sexta-feira, 18 de julho de 2008

Latinos & Cia.

Na minha actividade profissional encontro muitos polacos que falam razoavelmente espanhol e que tentam aprender uma segunda língua latina. Pela proximidade com o idioma aprendido e pela possibilidade de entrar num mercado que tem muita representatividade no seu país, os polacos descobrem o português como o exotismo linguístico de eleição e mostram-se muito interessados em aprender a nossa língua. Todos os dias dedico-me a limar as arestas afiadas do sotaque castelhano aos alunos mais desenvolvidos no espanhol, tentando suavizar-lhe o irritante flamenco que lhes sai da boca sempre que a abrem. Franzo sobrolhos quando ouço um pero em vez de mas e coço o ouvido quando aparece um mientras no lugar do enquanto. O pessoal acha piada, corrige e procura não repetir o erro aprendendo assim a falar bom português (teoricamente). Há pouco tempo, a Magda levou-me quase à histeria quando inocentemente perguntou: "Mas Portugal e Espanha, tão próximos que estão, vocês certamente são amigos. Vocês gostam dos espanhóis, não é?"

Engoli a resposta vernácula que me veio automaticamente à cabeça e raciocinei um pouco para que não parecesse ordinário. "Ora, deixa cá ver como é que eu explico que não gostamos daquela gentalha..."

Pensei na sabedoria popular que fala de ventos e casamentos mas tenho boas amizades de mães espanholas e o argumento cairia logo aí. Passou-me a ilustre Dona Brites, minha conterrânea, pela cabeça mas a lenda poderia confundir os polacos e se calhar punha-os a pensar que eu ando metido com narcóticos. Rechacei a conversa que "a Espanha é um país amigo" dado que na minha opinião a Espanha é um país irmão pois os amigos podemos nós escolher.

Andei a anhar alguns segundos quando tive de dizer alguma coisa para que o silêncio não sufocasse a sala, balbuciei introduções e fui dizendo que os portugueses não gostam dos espanhóis da mesma maneira que os italianos não gostam dos franceses e vice-versa. A minha explicação fê-los acreditar que os países latinos não se gramam uns aos outros, o que até nem é mentira nenhuma, mas trouxe outra pergunta com água no bico. A Magda, pele de leite, olho de mel no sorriso largo:

-Então, afinal, de que país gostam os portugueses além de Portugal?
-Da Polónia, querida. Gostamos imenso da Polónia.

Estivésse eu em Faro e remataria com um "atão na sabes?..."

1 comentário:

Anónimo disse...

bem, isso dos portugueses nao gostarem dos espanhois e vice-versa não é vdd..nao é por acaso que nos chamam de "nuestros hermanos", neh!! para alem de irmãos, amigos, acima de tdo..posso até arriscar em dizer que actualmente podemos ser bem mais amigos dos espanhois ke dos brasileiros..